Início Educação Mostra de projetos traz soluções sustentáveis

Mostra de projetos traz soluções sustentáveis

Alyne Motta
[email protected]

A chuva da quarta-feira, 9 de novembro, não atrapalhou a realização da 1ª Mostra Regional de Projetos, desenvolvida pela 6ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), com sede em Santa Cruz do Sul. Cerca de 70 escolas, oriundas de 18 municípios, estiveram reunidas no evento, que aconteceu no Pavilhão Central do Parque da Oktoberfest.

Coordenada pelas professoras Mariluci Trinks, Nuria Meurer e Graziela Lazari, a Mostra teve como objetivo divulgar os projetos desenvolvidos nas 105 escolas que fazem parte da 6ª CRE, valorizando as reflexões e atividades desenvolvidas durante o processo, sem deixar de lado o aprimoramento do conceito de sustentabilidade.

Mostra ocorreu durante toda a quarta-feira e reuniu mais de 200 projetos

Os trabalhos foram pensados com base no curso “Elaboração de projetos e Educomunicação”. “Temos mais de 200 projetos que passaram pela mostra interna – ocorrida nas escolas – seguindo para a mostra nas 14 escolas polo – onde ocorreu os cursos – até chegar aqui, hoje, na mostra regional”, explica Mariluci.

Todos os projetos foram avaliados por professores que realizaram o curso da CRE, bem como graduandos em pedagogia e mestrandos em educação. “Nosso objetivo não é premiar os melhores, mas buscar soluções sustentáveis, de relevância e envolvimento com a comunidade”, acrescenta a professora.

Os participantes recebem medalha e os 32 melhores vão ganhar certificação destaque. Conforme Mariluci, cada modalidade tem uma avaliação própria. “Não podemos questionar os pequenos da mesma forma que os maiores”, comenta. A mostra recebeu projetos desde os anos iniciais do Ensino Fundamental até o Ensino Médio.

Oportunidade para todos

Para o estudante Ricardo Rusch, do Colégio Luiz Dourado, de Santa Cruz do Sul, foi uma oportunidade gratificante participar da mostra. Aluno incluído, ele trouxe como tema os fundamentos táticos do futebol. “Aprendi os setores do campo e as posições dos jogadores. Agora eu sei como eles atuam nas partidas”, explicou.

Mostra ocorreu durante toda a quarta-feira e reuniu mais de 200 projetos

O coordenador da 6ª CRE, Luiz Ricardo Pinho de Moura, ressaltou que a mostra serve de incentivo para a produção científica nas escolas e análise do ambiente em que ela está inserida. “A educação é importante para o aluno, mas também para a comunidade. E é isso que estamos mostrando aqui”, explicou.

Os professores que desenvolvem projetos em suas escolas, também tiveram a oportunidade de mostrar o trabalho. Além da mostra, o evento contou com apresentações artísticas e apresentação da banda do 7º Batalhão de Infantaria Blindado (BIB). O evento teve o encerramento no fim da tarde.