Início Geral Mostra Cultivando Cidadãos movimenta alunos da rede municipal

Mostra Cultivando Cidadãos movimenta alunos da rede municipal

Ana Souza
[email protected]

O saguão da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec) recebeu diversos alunos da rede municipal de ensino na tarde de 31 de outubro, quando foi realizada a apresentação dos trabalhos que fizeram parte da XI Mostra Científica do Programa Cultivando Cidadãos. O evento é uma iniciativa da empresa Du Pont do Brasil S/A- Divisão Pioneer Sementes em parceria com a Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Sul, através da Smec.
O programa traz como objetivo despertar nos estudantes o espírito científico e, ao mesmo tempo, tornar as aulas mais dinâmicas, interessantes e significativas. Participaram da Mostra as escolas municipais Cardeal Leme, Dom Pedro II, Duque de Caxias, Felix Hoppe, Luiz Schroeder, São Paulo, Vidal de Negreiros e Christiano Smidt.
Além do envolvimento dos alunos, os professores receberam capacitação de 40 horas com palestras motivando a prática investigativa e atividades para aproximação do cotidiano do aluno com a investigação científica. Também foram desenvolvidas técnicas e orientações para utilização da Ecoleitura, projetos e relatórios.
Durante a programação, realizada na tarde de quarta-feira, os 150 estudantes de 3º anos apresentaram seus trabalhos, que tiveram como tema inicial “Investigando o lixo para transformar o planeta” e assistiram uma ecoleitura com a instrutora de artes da Smec.

PARCERIA

Conforme a secretária de Educação, Rejane Henn, o trabalho realizado nas escolas da rede municipal é muito importante. “A iniciativa desperta o gosto pela pesquisa e a curiosidade dos alunos. É uma semente muito importante para que no futuro germine e faça surgir futuros pesquisadores.”
A coordenadora do Instituto Pioneer Semear Amigos e representante da Pioneer São Paulo, Edilaine Schilling, destacou o envolvimento da empresa na preservação do meio ambiente. “São valores fundamentais a serem repassados para os alunos envolvidos. É um projeto de extrema importância e a Pioneer sempre busca soluções para incentivar a prática de preservação do meio ambiente.”
Em seu pronunciamento, o vice-prefeito Luiz Augusto Costa a Campis frisou a importância dos professores. “A educação está em boa mãos. Os professores foram fundamentais no incentivo aos alunos. As crianças fizeram a sua parte no programa. Ser cidadão é ter responsabilidade e direitos e é isso que o programa visa despertar nas crianças.”

PARTICIPAÇÃO

Aluno do 3º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Christiano Smidt, João Victor Frantz Breunig falou sobre o projeto de sua escola. “Fizemos uma maquete com caixas de leite recicladas. É uma cidade que busca mostrar que podemos viver em paz sem violência. Foi muito legal poder participar.”
A professora Ana Cristina Rohers trouxe seu grupo de alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Duque de Caxias para a mostra com o projeto sobre reciclagem de lixo. “Buscamos conscientizar os alunos sobre o reaproveitamento do lixo que é produzido em casa, fazendo reciclagem e cuidando do planeta e do meio ambiente. O lixo é um problema sério, por isso a atenção para a conscientização.”
O evento encerrou com a apresentação da peça teatral A importância da água com os alunos da Emef Cardeal Leme, de São Martinho.

Fotos: Ana Souza

Alunos e professores da rede municipal participaram de mostra estudantil no dia 31

Campis: “Professores foram fundamentais no incentivo aos alunos”

Rejane: “Iniciativa desperta o gosto pela pesquisa”

Edilaine: “Para a Pioneer é um projeto de extrema importância”

João Victor, aluno da Christiano Smidt, apresentou o trabalho feito em sua escola

Ana Cristina, da Emef Duque de Caxias: “Buscamos conscientizar os alunos sobre o reaproveitamento do lixo”