Everson Boeck
[email protected]
Colaboradores, funcionários e amigos da Viação União Santa Cruz – uma das principais empresas de transporte coletivo da região – estão em luto. Faleceu na madrugada de segunda-feira, 23, o fundador presidente da empresa, Laurêncio Schuh, aos 82 anos de idade. Ele estava de férias em Ipanema, em Santa Catarina, e no fim de semana teve de ser internato não resistindo a uma parada cardíaca. O velório acontece até a manhã de hoje na sede social da empresa e, às 10 horas, acontece o sepultamento no Cemitério Ecumênico da Paz Eterna.
Há cerca de um ano Laurêncio Schuh havia sofrido uma parada cardíaca e, desde então, estava com a saúde frágil. Por três dias os veículos da empresa vão rodar com uma faixa preta simbolizando luto.
Arquivo/RJ
Laurêncio Schuh faleceu aos 82 anos de idade após uma parada cardíaca
TRAJETÓRIA
Laurêncio Schuh, nasceu no dia 28 de Junho de 1929, no 1º distrito de Santa Cruz do Sul, e com ele nasceu a garra e a vontade de ser um vencedor.
Casou-se com Irmgard Agnes em setembro de 1953, e tiveram três filhas: Vera, casada com Marco Aurélio Kothe, Sonia, casada com Janio Roberto Frantz, hoje Diretores Superintendentes da Viação União Santa Cruz e Dra. Liane, casada com o Dr. Sérgio Pauli. Da união das três filhas, Laurêncio foi abençoado com 7 netos: Cristina, Eduardo e Marco Kothe; Ricardo e Ana Carolina Frantz e Guilherme e Gustavo Pauli.
Em 1956, o então taxista Laurêncio Schuh trocou seu “carro de praça” por um ônibus, carinhosamente batizado de “Expressinho Santa Cruz”, em alusão à cidade de Santa Cruz do Sul, onde morou, trabalhou e teve uma trajetória coroada de vitórias e sucessos.
Com o seu espírito pioneiro e empreendedor, em 02 de novembro de 1958, deu início a uma caminhada marcada por aquisições e incorporações e que culmina atualmente na Viação União Santa Cruz, quarta empresa de transporte de passageiros de longo curso do Rio Grande do Sul.
Sediada em Santa Cruz do Sul, a empresa conta hoje com 531 funcionários nas 14 garagens de apoio, estrategicamente distribuídas no Estado, para melhor servir os mais de 90 municípios atendidos.
Ancorado em ideais sérios e com o sólido objetivo de sempre oferecer satisfação e segurança aos seus clientes, Laurêncio comandava a empresa ao lado dos sócios, e tinha total conhecimento e experiência para orientar a Viação União Santa Cruz para a tecnologia dos produtos e a qualidade do atendimento ao cliente, pois sempre teve que aprender na prática, a lidar com todas as novidades e inovações surgidas ao longo destes 53 anos.
Lembrando de toda sua trajetória, dirigindo ônibus ou comandando a empresa, embasado no slogan “Leve a vida com a gente, que a qualidade é por nossa conta”, Laurêncio resumia com conhecimento de causa: “Queremos que nossos passageiros sintam-se verdadeiros hóspedes”. (Texto com informações da direção da Viação União Santa Cruz)
Rolf Steinhaus
Veículos da empresa rodarão durante três dias com faixas pretas simbolizando luto pela morte de Laurêncio