O presidente da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul, Ilário Keller (Progressistas) emitiu uma nota de pesar pelo falecimento do ex-vereador e presidente do Legislativo, Rubem Sérgio Borba, ocorrido neste sábado, dia 20/11/2021. O seu velório ocorre hoje entre 17h e 20h, no Plenário da Câmara de Vereadores e, amanhã, no mesmo local, entre 7h e 10h, quando segue para sepultamento no Cemitério Católico.
“Rubem era uma pessoa à frente do seu tempo. Foi autor da lei que instituiu a bandeira do município e um político de muita visão, presente num dos períodos mais importantes da nossa história. Um correligionário muito importante dentro da Arena, depois, Partido Democrático Social (PDS) e, por Partido Progressista”, cita o presidente Ilário.
Elegeu-se vereador em 1973, pela arena, com 1065 votos. Depois, reelegeu-se em 1976, para seu segundo mandato. Foi presidente da Câmara em 1976, e, posteriomente, num mandato tampão em 5 de abril de 1982, quando cumpriu o comando à frente do Legislativo após a renúncia de mandato de vereador por Licênio Renato Dick, que estava no cargo de presidente. Ainda ocupou cargos de secretário municipal. Até o final de 2020 era o interlocutor do governo Telmo Kist com o Legislativo.
Ainda teve um envolvimento comunitário, em especial, no basquete, onde foi jogador e dirigente. Foi diretor de basquete no período áureo do Corinthians, na década de 90.
No esporte
Ruben Borba foi autor de lance que decretou vitória do Corinthians por um ponto sobre o Inter, de Porto Alegre, selando a primeira conquista estadual de basquete do time santa-cruzense em 1958. Para saber sobre essa história, clique aqui.