O confinamento serve para ter saudades dos bons tempos do futebol. Esta semana eu recebi algumas fotos de jogadores e de quando eu entrevistava as feras do nosso amador. A Rádio Santa Cruz sempre foi forte na cobertura dos nossos campeonatos, principalmente em Monte Alverne. Lá naquele distrito existem grandes jogadores, técnicos e dirigentes esportivos com grandes méritos no esporte. Quando a gente transmitia os jogos, eu, Josemar Santos e o Edemar Nogueira, se via grandes nomes do futebol. Um deles era Roque Bohn, este disputava muito e rivalizava com Eroni Zappe, o Alemão, os dois técnicos mais famosos dos anos 90. Entre os jogadores surgiam Alex Keller, Vantuir o Neni da Saraiva e Jairzinho. Sim, um exímio batedor de faltas. Ele fez muitos gols de falta e era um baita meio campista. Ao longo dos anos tem se tornado uma grande pessoa fora de campo e hoje trabalha em uma empresa conceituada em Santa Cruz e no Brasil. Tem sido uma pessoa do bem e sempre respeitando as pessoas. Pessoalmente falando, ele sempre foi querido e respeitoso comigo e por isso merece um parabéns por tudo o que fez no esporte amador de Santa Cruz. Jair Mahl, merece esta grande homenagem. Sim, meu querido amigo, o senhor é um dos grandes do nosso esporte. Parabéns e obrigado por tudo que fez pelo esporte.
Um celeiro de craques
Evidente que além do Jairzinho, que por anos defendeu o São José, teve muito mais boleiros com destaque. Quando eu ainda era repórter e fazia a transmissão pela Santa Cruz, os jogos eram pegados e com muita rivalidade. De lá veio o imortal Oli, que é sócio da Bela Casa, ali na rua Ernesto Alves, e que já foram meus clientes aqui no Jornal, um dia eles voltam (kkkk). Mas enfim, também teve os famosos vermelhos, os irmãos Traíra, Luciano e Valdir. Esses por onde passaram ergueram taças. O grande goleiro Wilson, o volante Júlio Mahl. O jovem zagueiro Júlio, na época quando lançado lá no Saraiva, ele era novo. Encontrei com ele no último Regional, ele estava atuando pelo mesmo Saraiva do meu amigo Luciano Muller, que por anos comanda a equipe. Também teve o trator Márcio, que por anos atuou pelo Guarani de São Martinho. Claro que se eu continuar vai faltar espaço para colocar aqui todos os nomes deste grande campeonato de Monte Alverne.
Grandes nomes
O Campeonato de Monte Alverne sempre foi uma tradição em Santa Cruz. Trata-se de um dos maiores e mais longevos que temos em atividade. Sempre bem organizado e com a presença de clubes que possuem história dentro e fora de campo. Clássicos pesados ao longo do tempo se criaram naquela comunidade. São José x Saraiva, São José x Juventude e Bangu x Saraiva. Tem também as histórias do União de quarta Linha Nova, que acumulou uma série de vice durante anos. Rudi Mahl, Mauri Frantz, Delsio Mayer, Alceu Crestani, Erno Bauermann, Marlise Grenzel, Berti Metz, Mário Trevisan, João Goerck e Elstor Desbessell, são alguns dos nomes que marcaram época neste campeonato. Claro que tem mais alguns nomes que eu tenha esquecido e que o leitor vai me lembrar. Monte Alverne tem histórias e histórias para contar. Parabéns a todos que fizeram este grande campeonato e que ainda fazem.
E o Grenal vai sair mesmo??
A FGF já anunciou que o Grenal está marcado para o Beira Rio, dia 22, uma quarta-feira, às 21h30. Contudo, a Prefeitura de Porto Alegre ainda não deu o aval. O prefeito Nelson Marchezan deixou claro que não liberou o jogo da próxima quarta-feira: “Até o final da semana a gente deve se posicionar e se manifestar. É um momento muito delicado, de muita cautela. Vai ser estudado com muito carinho, pelo carinho que temos pelo futebol, pelo Grêmio, Inter e São José, que são importantes para a cidade. Vamos analisar tecnicamente as demandas”, falou o prefeito em reunião com a FGF no meio da semana. Portanto, até o fim do dia de hoje ou mais tardar, teremos uma resposta.
Em Pelotas?
Na cidade de Pelotas está liberado o clássico Bra-Pel. A direção do Brasil anunciou no Twitter a marcação do jogo contra o maior rival para o dia 22. O horário definido foi das 21h30. O confronto vai concorrer com o Gre-Nal, marcado para o mesmo dia e mesmo horário no estádio Beira-Rio
Grande capitão Chiquinho
Ao longo dos anos eu fui conhecendo grandes pessoas no esporte. Seja daqui da cidade ou de outras cidades do nosso Estado. Já estive em todas as cidades onde têm campo e que disputam uma das três séries da FGF ou das três séries da Federação Gaúcha de Futsal. Já andei muito por este Estado. Seja com o Avenida, Santa Cruz ou Assaf. Bom, mas enfim, quero falar do meia Chiquinho, do Inter, de Santa Maria, que deu uma bela entrevista ao site Peleia. Ele destacou a vontade dos jogadores de que o campeonato da Divisão de Acesso volte logo, justamente porque tem muitos jogadores desempregados. Segundo o Peleia, são mais 400 profissionais que estão parados há quatro meses. O capitão do Inter criou um grupo por um aplicativo e conversa diariamente com os demais capitães das outras 15 equipes do Acesso. “Nosso desejo é que a competição retorne, pois, todos nós estamos sofrendo com essa pandemia. O futebol é o nosso sustento e o sustendo das nossas famílias. Entendemos que é primordial que a competição seja definida dentro das quatro linhas e não de outra forma”, contou o atleta ao jornalista Tiago Nunes. Infelizmente a notícia não é boa para os atletas. Muitos clubes não querem mais jogar a Divisão de Acesso. O que será decidido nos próximos dias.
Auxílio para o esporte
A Câmara dos Deputados aprovou nessa quinta-feira, 16, ações emergenciais destinadas ao setor esportivo enquanto as medidas de isolamento ou quarentena estiverem vigentes: auxílio para atletas, renegociação de dívidas de entidades, linhas de crédito, entre outras. Será destinado um total de R$ 1,6 bilhão para a ajuda aos trabalhadores. O texto segue para o Senado. (Fonte: Agência Câmara de Notícias)