Início Geral Monte Alverne: Rede hídrica vai sair do papel

Monte Alverne: Rede hídrica vai sair do papel

Diego Dettenborn – [email protected]
 
A sexta-feira, 31 de janeiro, foi de movimentação atípica em Monte Alverne. Um grupo de moradores realizou uma movimentação que teve como maior objetivo chamar a atenção do governo municipal para os problemas recentes de falta de abastecimento de água naquela região. Após o movimento, o secretário de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade, Raul Fritsch, realizou um pronunciamento referente ao acontecido. Até o final deste ano, está prevista a implantação de cerca de 17 mil metros de sistema de abastecimento de água potável no distrito, o edital já está lançado. 
Não é de hoje que Santa Cruz do Sul sofre com o abastecimento de água potável, aliás, com a falta dele. Diversos bairros do município já registraram casos este ano. Nas regiões mais afastadas, a Prefeitura Municipal disponibilizou um caminhão pipa. Em Monte Alverne, local da manifestação que teve a participação de cerca de 50 pessoas, o trabalho de abastecimento deverá seguir até este domingo. O secretário destacou a mobilização. “Fui até lá e fiz questão de conversar com o pessoal, pois estamos trabalhando intensamente lá. Disse para eles que não era necessária a manifestação, pois já havíamos informado os moradores da licitação e estamos abastecendo com caminhão-pipa”.
 
Rolf Steinhaus

Raul: “Até final do ano, este problema não existe mais”
 
 
 
O documento oficial que aprova a execução de sistema de abastecimento de água potável em Monte Alverne foi apresentado por Raul em coletiva de imprensa. Ainda segundo ele, o prazo para término da obra deve se estender até o final do ano. “O problema de falta de água é uma coisa histórica, não criamos agora. Já tá se resolvendo este problema lá em Monte Alverne. Na próxima semana vamos estar abrindo os envelopes para ver qual empresa vai executar o serviço e até final do ano este problema não existe mais.”
Após concluída, a rede hídrica deverá abastecer 105 famílias, segundo Raul Fritsch, e deverá se estender por quase 17 km. Referente às reclamações de alguns moradores que davam conta de que o caminhão chegava com menos água nas casas, isto também foi rebatido pelo secretário. “O caminhão sai cheio, mas ele vai chegar em alguma ponta obviamente com menor carga em função dos abastecimentos realizados. Esse caminhão volta, é reabastecido e continua trabalhando”.
 
Para lembrar
 
Recentemente 70 famílias residentes na localidade de 4ª Linha Nova, distrito de Monte Alverne, foram contempladas com a inauguração do sistema de abastecimento de água potável. A rede hídrica possui 6,7 quilômetros de extensão e foi executada com recursos do próprio município, no valor de R$130 mil. Já em Alto Paredão 60 famílias estão sendo abastecidas por meio de uma nova rede hídrica. Naquela comunidade a extensão chega a 11,2 quilômetros e teve um custo final de R$ 337,5 mil.