José Carlos Ferreira – [email protected]
O último domingo de novembro foi preenchido com muito futebol, diversão, boa gastronomia e música no Esporte Clube São José, em Monte Alverne. Houve jogos para todas as idades, masculino e feminino, e visita de profissionais que vêm fazendo sucesso em importantes clubes gaúchos. As atividades começaram bem cedo pela manhã e se estenderam até a noite no Estádio da Serraria.
A programação de partidas foi aberta com os veteranos do São José e do Cecília, de Venâncio Aires, pela manhã. No início da tarde, o Zequinha enfrentou o Santa Cruz na categoria sub-17. A sequência foi com jogos de sub-7, sub-9, sub-11, sub-13, sub-15 e feminino do clube de Monte Alverne. A Serraria recebeu a visita de times das escolinhas Amizade Nacional e do ex-jogador Oscar Airton, com a garotada dos bairros Bonfim e Margarida – a Prefeitura de Santa Cruz do Sul deu apoio para o transporte. O apito esteve a cargo da Asca (Associação Santa-Cruzense de Arbitragem).
Fora de campo, as atrações foram as presenças do gerente esportivo do FC Santa Criz, Serginho Vieira; do técnico do São Luiz de Ijuí, Wiliam Passos, campeão da Copa FGF – Troféu Tarciso Flecha Verde e que palestrou para os meninos do sub-17 do Zequinha antes do jogo contra o Galinho; e do atacante Pedro Henrique, do Internacional, vice-campeão brasileiro neste ano. PH, o Kiko, como é conhecido no futebol amador regional, foi atleta do São José de Monte Alverne e recebeu uma homenagem do clube em forma de quadro, que permanece exposto na galeria do salão social da Serraria.
O ídolo colorado se emocionou com a distinção. “Monte Alverne é um lugar muito especial para mim e para a minha família. É muito especial sempre estar aqui, vendo e conversando com essa gurizada das escolinhas. Eu também já fui desse tamanho, participei dessas disputas e hoje nada mais justo é oferecer bons exemplos. Eu sempre me espelhei em bons exemplos ao conviver com os amigos que são de gerações anteriores. Muito obrigado pelo carinho. Aqui eu me sinto em casa”, enfatizou Kiko.
O presidente do São José, Luís Fernando Keller, transbordou felicidade pelo sucesso da domingueira no clube, que saiu como o planejado pela diretoria. “Foi um dia muito bacana e nada foi por acaso, a gente pensou em cada detalhe. Temos que agradecer a todos os sócios que se fizeram presentes e pela acolhida do Pedro Henrique, nosso amigo, que prontamente atendeu o nosso convite, veio e deu autógrafos e tirou fotografias com todos que o procuraram”, comentou o dirigente, que felicitou também as presenças de Wiliam e Serginho.
Keller também exaltou as atividades desenvolvidas nas escolinhas do Zequinha ao longo deste primeiro ano e que prosseguirão nas próximas temporadas. “À frente desse trabalho estão o Dárley Costa (campeão do Gauchão de 2017 pelo Novo Hamburgo como auxiliar do técnico Beto Campos), que dispensa comentários, e o Xandão (Alexandre Ribeiro). Eles preparam o futuro do clube”, sublinhou o presidente. Enfim, foi um verdadeiro festival esportivo e social na sede do terceiro distrito de Santa Cruz do Sul. Dezenas de famílias confraternizaram ao longo de todo o dia de tempo firme, prestigiando jovens e adultos em campo e aproveitando o excelente almoço, preparado na cozinha do próprio clube, e música agradável da dupla Valdir de Castro e Peixoto.