Lucca Herzog
[email protected]
Presente na comunidade há mais de trinta anos, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor José Ferrugem receberá uma reforma em sua quadra poliesportiva. Na quinta-feira, 3, a administração municipal de Santa Cruz do Sul assinou o termo de início da obra de ampliação da quadra, em 764,99 metros quadrados.
Além da ampliação, a obra inclui a construção de conjuntos sanitários, depósito e paredes de alvenaria, para fechamento da estrutura. Para adequação da quadra, haverá rampa de acesso e sanitários acessíveis. O investimento previsto é de R$ 495.181, 10, e o prazo de entrega da estrutura é de seis meses. A responsável pelo empreendimento é a vencedora da licitação, Construsil Construtora Ltda.
A diretora da escola, Tatiane Lopes, comentou que o momento é de gratidão, “a cada pessoa que faz parte e que lutou para que esse dia se tornasse possível”. Para ela, não é apenas uma obra física, mas também um símbolo: “do nosso compromisso com o desenvolvimento dos nossos estudantes, e com o fortalecimento da coesão social da nossa comunidade. Praticar esportes, desenvolver habilidades e criar laços que vão muito além dessa quadra”.
O secretário municipal de Educação Wagner Machado, em sua manifestação, afirmou que a educação é pilar da sociedade, e ressaltou a importância da iniciativa: “Trazer mais conforto, segurança e incentivo à prática de esportes é uma alegria inenarrável. O desafio de Santa Cruz do Sul não está apenas em erguer novas paredes, trazer a tecnologia. Está, também, em proporcionar um ambiente de maior gratificação”.
Helena Hermany também avaliou o impacto da obra, destacando que ambientes apropriados para a prática esportiva estimulam o desenvolvimento físico, intelectual e social de crianças e jovens. Aos alunos, a prefeita aproveitou para ressaltar a importância dos estudos: “Não estudem só para aquilo que é preciso estudar, não estudem só para a prova. Aprendam, perguntem. Tudo o que vocês têm, na cabecinha de vocês, ninguém vai tirar, nenhum incêndio vai queimar, nenhum vendaval vai derrubar, nenhuma água vai levar”.
O ato contou ainda com a presença do vice-prefeito Elstor Desbessell, da presidente da Câmara de Vereadores Bruna Molz, dos secretários municipais de Desenvolvimento Social, Roberta Pereira, de Cultura, Marcelo Corá, de Planejamento e Governança em exercício, Daniel Feuerharmel, além dos vereadores Bruno Faller e Raul Fritsch, de servidores da prefeitura, de representantes da Construsil e da comunidade escolar.