O tempo bom do último sábado colaborou e muitas famílias puderam aproveitar para levar seus filhos aos postos de saúde do município no Dia D da campanha contra a poliomelite e a multivacinação. Opções não faltaram: 20 unidades de saúde estiveram de portas abertas durante todo o dia recebendo crianças e adultos.
Na ESF Margarida, do bairro de mesmo nome, o garoto Ailon Werlang, de 4 anos, mesmo um tanto choroso, atendeu ao apelo da mãe, Francieli, e tomou duas vacinas: a da febre amarela e duas gotinhas da polio. Ao final, uma recompensa: pôde escolher um balão da cor que mais gosta, o amarelo. Já na ESF Gaspar, do Bom Jesus, quem aproveitou o sábado foi a avó de Ruan, de 12 anos, que mostrou ter a caderneta de vacinação em dia. Só faltava uma, a da HPV. “Me preocupo muito em cuidar da saúde e vacina é a melhor prevenção”, afirmou Teresinha da Silva.
De acordo com números da Secretaria Municipal de Saúde, a campanha teve bons resultados. Só da poliomelite, foram 895 doses aplicadas. Já contra a gripe, 204. E contra a covid-19, 238 imunizações. Para a titular da pasta, Daniela Dumke, isso confirma como a realização de campanhas como essa amplia a vacinação no município. “A gente mobiliza as unidades de saúde para proporcionar oportunidade para que as famílias possam imunizar seus filhos. Prezamos muito pela prevenção e a melhor forma é disponibilizar o imunizante para todos”, enfatizou.