Lucca Herzog
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A Prefeitura de Santa Cruz do Sul apresentou, nessa sexta-feira, 21, os detalhes das obras do Viaduto do Arroio Grande, bem como as alterações no trânsito dos arredores, decorrentes do empreendimento. A paisagem da região começará a mudar já nesta segunda-feira, 24, com a instalação de tapumes na área de trabalho.
O projeto é uma das maiores obras da história de Santa Cruz do Sul. Integrante do Plano Municipal de Mobilidade Urbana, busca pôr fim ao congestionamento em horários de pico em trechos das avenidas Euclydes Kliemann e Castelo Branco, uma das áreas mais movimentadas da cidade. Para o Secretário de Segurança e Mobilidade Urbana, Valmir José dos Reis, o viaduto é fundamental para o deslocamento humano e o progresso da cidade.
“Trata-se da mobilidade do Distrito Industrial, uma das principais entradas e saídas de Santa Cruz”, apontou Reis, que apresentou também rotas alternativas de trânsito, que foram desenvolvidas para a população se deslocar durante o andamento das obras. “Queremos trazer progresso, mas cuidando da acessibilidade, pois se trata da zona do nosso Distrito Industrial”, reiterou.
Para a prefeita Helena Hermany (Progressistas), a obra, sem dúvidas, causará transtornos, mas ressaltou que seu governo está empenhado em fazer com que o período de transição seja o mais tranquilo possível. “Sejamos pacientes e solidários, pois, em breve, celebraremos os benefícios que essa obra trará para a nossa comunidade”, ponderou.
Os detalhes do projeto de reconfiguração da região
O empreendimento será realizado no entroncamento das avenidas Deputado Euclydes Nicolau Kliemannn e Presidente Castelo Branco. O projeto foi elaborado nos últimos quatro meses pela Finger & Sommer Engenharia e Consultoria, de Porto Alegre. Para a execução do trabalho, a prefeita Helena Hermany assinou contrato com o Consórcio Giovanella Porto Beton, vencedor da licitação, formado por empresas de Lajeado e Nova Santa Rita.
O diretor de Planejamento da Prefeitura, engenheiro civil Daniel Feuerharmel, enfatizou que o projeto do viaduto não é apenas tecnicamente correto, pois vai além disso. “Queremos uma obra mais humanizada, com grande preocupação com o paisagismo, deixando um espaço bonito para a comunidade”, explicou. Daniel estave acompanhado da arquiteta Karianne Pacheco, da Central de Projetos, e do engenheiro Everton Ferreira, da Secretaria de Obras, na apresentação nessa sexta.
Orçado em R$ 11.573.138,78, o viaduto terá 264,83 metros de extensão, sendo 150 m com estrutura de concreto armado, e dois acessos em terra de 59,55 m e 55,28 m, além da seção transversal de 8 m, sendo duas pistas de 3 m, dois recuos de 0,60 m e duas barreiras de 0,40 m. A obra terá etapas de pavimentação asfáltica, drenagem, terraplenagem, instalação de estruturas de contenção e sinalização viária nos bairros Arroio Grande e Ana Nery.
Os recursos para a execução da estrutura vêm do programa Finisa (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento voltado ao Setor Público), da Caixa Econômica Federal. O prazo de conclusão da obra é de 12 meses.
Etapas da construção
1) Deslocamento da rede pluvial, de redes de abastecimento de água tratada e também dos postes de média tensão;
2) Execução da estrutura do viaduto em si, fundações, pilares, estrutura pré moldada;
3) Repavimentação das vias no entorno, paisagismo, calçadas que envolvem o entorno do viaduto.
Mudanças no trânsito da região
Sentido Centro-Bairro
– Descida pela Avenida Deputado Euclydes Nicolau Kliemann ou Avenida Paul Harris, adentrando a Rua Pereira da Cunha, que será mão única e com estacionamento proibido;
– Para se dirigir à Rua Barão do Arroio Grande, será necessário converter à esquerda na Rua Acre.
Sentido Bairro-Centro
– Pela Avenida Presidente Castelo Branco, conversão livre à direita na Rua Acre. Pode converter à esquerda e seguir a rota preservada, voltando para o centro, ou converter à direita com as sugestões de desvios. Fica preservada a conversão à esquerda para quem chega pela Castelo Branco para acessar o Hospital Ana Nery;
– Quem chega pela Euclydes Kliemann, pode seguir pela rota preservada ou usar as sugestões de desvios (a principal opção é pelas ruas asfaltadas: Boaventura Kolberg e Doutor Arthur Germano Fett).
Pontos de ônibus
Sentido Bairro-Centro
– A parada da passarela foi suprimida. Permanecerão as da Caixa e Farmácia São João (antigo Faccin);
– A parada no lado oposto à Farmácia Municipal será instalada um pouco antes, na Avenida Castelo Branco, próximo ao cruzamento com a Rua Acre.
Sentido Centro-Bairro
– A parada da assarela será realocada na Rua Pereira da Cunha, esquina com a Rua Amapá.