Ricardo Gais
[email protected]
Depois da forte chuva que causou enchentes em Santa Cruz do Sul, os estragos começaram a aparecer, entre eles, móveis e eletrodomésticos que foram danificados pela água que adentrou em algumas casas. No último sábado, 18, a Defesa Civil do município com apoio da Secretaria de Transportes, Serviços e Mobilidade Urbana, realizou o recolhimento destes materiais junto aos moradores do Bairro Várzea e Praia dos Folgados.
De acordo com a Defesa Civil, 445 residências foram atingidas pela cheia do Rio Pardinho no último dia 8 de julho. Durante a ação de recolhimento dos materiais estragados, foram utilizados um caminhão com caçamba, uma retroescavadeira, e outros dois veículos. Sete servidores municipais ajudaram no recolhimento, que iniciou por volta das 8 horas e foi finalizado às 16 horas do sábado. Devido à pandemia de Covid-19, foi solicitado aos moradores que deixassem os materiais danificados na calçada para serem recolhidos, para evitar que as equipes entrassem nas residências.
Foram recolhidos do local um total de quatro cargas de caminhão com armários, camas, sofás, colchões, dentre outros móveis. A limpeza e a coleta também foram realizadas no Berçário Industrial, próximo à BR-471. Todo o material foi encaminhado para a usina de reciclagem da Prefeitura Municipal, no Bairro Dona Carlota.