LUCCA HERZOG – [email protected]
Começar a pensar sobre o mundo do trabalho é um passo muito significativo na vida de qualquer jovem. Nessa etapa, tudo é novidade e, como observa Janaina Venzon, diretora da Escola Estadual de Ensino Médio Ernesto Alves de Oliveira, orientação é fundamental. “Muitas vezes, o primeiro emprego é algo muito desafiador, porque os jovens não tem conhecimento de como se portar, de como entregar seus currículos. Tudo o que venha para que tenham conhecimento e para que entrem no mercado de trabalho é fundamental para seu sucesso”.
Foi pensando nisso que a coordenadoria da FGTAS/Sine de Santa Cruz do Sul organizou e proporcionou, na manhã da última quinta-feira, 23, uma nova oficina de confecção de currículos e de comportamento em entrevistas de emprego, direcionada a alunos do Ensino Médio da escola, mas também abrangendo o público interessado em geral. Solange Finger, coordenadora da agência, comentou sobre o assunto: “estou na coordenação há quatro meses. Uma das dificuldades que eu vi, para poder empregar os jovens e pessoas acima de 50 anos, era justamente na qualificação. Vagas, temos bastante. O que não tem é qualificação. Agora, a partir desse nosso projeto piloto, poderemos apresentar o jovem já um pouco mais preparado para o mercado de trabalho”.
Sobre a colaboração do Sine com o Ernesto Alves, Janaina Venzon declarou: “Sempre buscamos parcerias, de diversas entidades e órgão públicos, para que possamos dar oportunidades aos estudantes, porque sabemos que somente a sala de aula não é o suficiente. Precisam buscar uma capacitação, novos horizontes, precisam aprender, ter conhecimento para disputar logo depois no mercado. Eles saem do ensino médio e procuram emprego. Se desse, viriam todos os terceiros anos. A gente procurou selecionar alunos que tivessem mais interesse para explorar esse conhecimento”. E, por fim, reiterou: “Essa parceria é essencial para o desenvolvimento dos nossos jovens”.
Um desses exemplos é a estudante Giovana Manoela Cavalheiro, que quer cursar a faculdade de Direito e trabalhar na área. Movida pela curiosidade, escolheu buscar esse conhecimento: “acho bem interessante, para os jovens, a caminhada no mercado de trabalho. Nunca tive a experiência de montar currículos”.
A atividade teve início na sede da agência, às 8h15, e contou com a palestra dos instrutores do Instituto Mix, empresa parceira do Sine. Os palestrantes instruíram o auditório com dicas básicas sobre a elaboração do currículo-vitae e sobre o comportamento em entrevistas, como a importância de manter uma apresentação profissional, sucinta e objetiva. Ao final da oficina, os presentes, com auxílio dos profissionais, puderam fazer ainda seus próprios currículos no local. “Gostei muito da oportunidade de fazermos currículos”, avaliou a aluna Giovana, “porque tem a ver com o que queremos fazer futuramente. Achei muito interessante, muito produtivo”, finalizou.
Solange Finger, por sua vez, ainda frisou que tudo faz parte de uma programação. A previsão é de que atividades como essas ocorram semanalmente. “Todas as quintas-feiras terão oficinas. Serão cinco quintas-feiras. Essa é a primeira, a próxima será com outra Escola Estadual, e com um grupo de mulheres. E para aquelas pessoas acima de 50 anos, é uma oportunidade para elas também. Toda quinta tem uma coisa nova”, afirmou a coordenadora. O Sine Santa Cruz localiza-se na Rua Marechal Floriano, 907. A participação é livre para qualquer cidadão, e não há necessidade de inscrições.