Início Colunas Melhor campeonato do mundo!

Melhor campeonato do mundo!

Como todo o brasileiro, apaixonado por futebol, volto a falar deste certame que enlouquece aos brasileiros de norte a sul do Brasil, esta rodada decisiva é só para quem tem coração comprovadamente testado. O sistema de pontos corridos tem comprovado que é o melhor já experimentado em nosso vitorioso futebol. O Brasileirão nesta fase final está eletrizante. Os grandes finalistas Vasco e Corinthians, que depende apenas dele para se tornar campeão. Já o Vasco torce naturalmente pelo tropeço do timão, o Flamengo que enfrenta o Vasco sonha com a Libertadores e Coritiba torce pela derrota do Flamengo. É ou não é emocionante os pontos corridos tão criticados pelos críticos de plantão? O que se poderia exigir mais de nosso futebol?
E sem falar dos clássicos, que poderão rebaixar o Cruzeiro, que sem dúvida será a maior alegria do Atlético Mineiro. Mas a nossa rivalidade Gre-Nal não fica de fora. Taí para comprovar quem está melhor neste momento, apesar de ter uma atuação longe de outras participações vitoriosas do futebol gaúcho.

Quero falar de outro apaixonado por futebol, dono dos versos. Nasceu Maria quando a folia, na sexta-feira também morria, e foi de cinza seu enxoval viveu apenas um carnaval… e Apesar de você amanhã a de ser outro dia… Tem dias que a gente se sente como quem viveu ou morreu, o tempo rodou num instante ou foi o mundo então que morreu… De tantas outras maravilhas deste grande compositor da música popular brasileira, falo do grande Chico Buarque de Holanda. Tricolor de coração, louco pelo seu Fluminense, que faz uma grande temporada em Porto Alegre e Novo Hamburgo, é simplesmente imperdível. Chico encanta a todos com seu talento e um ar de timidez já consagrado pelo povo gaúcho.

Futebol é nossa pauta nesta semana, e não podemos deixar de falar no episódio infeliz do Caso Bolívar, que nos dá um grande orgulho por ser um grande jogador, filho do Bolívar Guedes, vitorioso no Grêmio, mas foi lamentável a desproporcionalidade de sua entrada no jogador Dodô de 19 anos, que ficará provavelmente de seis a oito meses parado. Colega de profissão tem que ter mais cuidado, um jogador como Bolívar com toda sua experiência não podia ter entrado daquela forma. Sei que é bom caráter e capitão tantas vezes campeão, deve ter se arrependido, mas pode manchar sua carreira vitoriosa. O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) aplicou-lhe uma pena que já está na lei, mas pouco usada que é um prazo igual a da recuperação do jogador que sofre a lesão, no caso Dodô. Justo ou não, vale a pena refletir quando se comete uma entrada desproporcionada a um outro colega. Cabe recurso e o Departamento Jurídico do clube tem esperança de reverter a condenação, mas fica o alerta para os afoitos, para o bem dos espetáculos.
Futebol é um esporte de contato, mas deslealdade não podemos mais tolerar em nome da criatividade de cada jogador. Uma jogada de efeito, um drible desconcertante, uma arrancada em velocidade não pode ser parada na base de uma atitude ilegal. Isto depõe contra o futebol e o espetáculo que tanto encanta os brasileiros.

A dupla Ave-Cruz se prepara para o Campeonato Gaúcho, contratando jogadores, alguns desconhecidos do grande público de Santa Cruz, outros nem tanto. Infelizmente por ser um campeonato curto, não há alternativa. Enquanto a Federação Gaúcha não encontrar uma outra fórmula que contemple o futebol o ano todo, não tem como fortalecer as categorias de base, que seria aproveitar a formação de jogadores identificados e enraizados com o clube. Ficaremos à mercê da sorte.

“EXPRESSÕES LATINAS”: “MODERAMEN INCULPATAE tutela”: “Moderação na defesa contra uma injusta agressão física. Denomina, portanto, a própria legítima defesa. CP: art.25, caput.”.