Início Geral Meio urbano | Reunião entre Prefeitura e RGE otimiza ação para manutenção...

Meio urbano | Reunião entre Prefeitura e RGE otimiza ação para manutenção de árvores

Devido ao vendaval do último fim de semana, que ocasionou queda de galhos e árvores, e o ocorrido na quinta-feira, 2, em que o galho de uma árvore cedeu, na esquina das ruas Tenente-Coronel Brito e Fernando Abott, a pedido da prefeita Helena Hermany (Progressistas), uma reunião emergencial foi realizada na sexta-feira, 3, na Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana

No encontro foi debatido as possíveis estratégias de ação que podem ser realizadas em parceria entre a companhia de energia e o município
Foto: Isadora Oliveira

Devido ao vendaval do último fim de semana, que ocasionou queda de galhos e árvores, e o ocorrido na quinta-feira, 2, em que o galho de uma árvore cedeu, na esquina das ruas Tenente-Coronel Brito e Fernando Abott, a pedido da prefeita Helena Hermany (Progressistas), uma reunião emergencial foi realizada na sexta-feira, 3, na Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana.

Coordenada pelo vice-prefeito Elstor Desbessell (Progressistas), no encontro também participaram os secretários municipais de Meio Ambiente, Cesar Cechinato, de Segurança e Mobilidade Urbana, Valmir José dos Reis, de Serviços Públicos, Luizinho Ruas, mais a bióloga Daiane Geiger, e o coordenador de Serviços Públicos, Martim Duering. Representando a RGE, esteve presente o consultor de Negócio de Poder Público do Vale do Rio Pardo, Eduardo Döring.

Devido ao grande número de árvores na cidade, no encontro foi debatido as possíveis estratégias de ação que podem ser realizadas em parceria entre a companhia de energia e o município, tanto no trabalho de manutenção dos vegetais, podas e supressão, quando necessário.

De acordo com o vice-prefeito Elstor Desbessell, cogita-se a possibilidade de realizar um levantamento do número de árvores em todo território urbano, em especial as que necessitam de manejo e oferecem riscos. “A partir desse levantamento, fica mais fácil criarmos um plano de ação no sentido de evitar que possíveis situações de risco possam ocorrer novamente”, justificou.

Outra alternativa a ser avaliada é a retomada do projeto Arborização +Segura, realizado pela Secretaria de Meio Ambiente em parceria com a RGE. O projeto consiste em realizar a revitalização da arborização urbana de Santa Cruz do Sul, através de ações de supressões de árvores que estejam oferecendo riscos ao sistema elétrico da RGE e pela compensação por meio de plantios de árvores de porte adequado, nos mesmos locais da vegetação anterior ou em outras áreas a serem definidas.

O representante da RGE, Eduardo Döring, destacou. “Essa reunião demonstra a preocupação e o comprometimento da RGE e da prefeitura. As podas de vegetais são de suma importância para a garantir a continuidade do fornecimento de energia e para a segurança da população”, salientou.

Nesta semana, um grupo de trabalho, formado por técnicos da prefeitura e representantes da RGE, farão uma reunião para definir ações a curto prazo, considerando que o período de podas das árvores ocorre até agosto.