Quem olha as fotografias pode pensar até que se trata de dois locais distintos. Mas não, as imagens são de uma área verde localizada no Parque de Eventos, à direita do Autódromo Internacional. O terreno é uma área de descarte para resíduos vegetais, mas que já foi inúmeras vezes utilizada como lixão e que também já foi foco de mais de uma ocorrência de incêndio.
Sofás, colchões, uma infinidade de pneus velhos, plásticos, eletrônicos e toda sorte de materiais podiam ser vistos há poucos dias no local. Em uma ação emergencial, uma equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade efetuou a retirada dos entulhos, destinando cada tipo de resídio para seu devido local.
Para a colocação de galhos secos e resíduos resultantes de podas realizadas no município foram abertas valetas, facilitando o processo de decomposição. Sofás velhos e entulhos em geral foram levados para um terreno licenciado aos fundos da Usina de Triagem, no bairro Dona Carlota, já equipamentos eletrônicos e pneus – possíveis focos de dengue – foram levados para a Central de Recebimento de Pneumáticos e Resíduos Eletrônicos (Crepel).
Segundo o secretário da pasta, Raul Fritsch, a manutenção da limpeza da área é uma questão de saúde pública e depende muito de conscientização por parte da comunidade. “A Prefeitura pode e vai fazer a sua parte, mas a colaboração da população é fundamental para que este e os demais espaços permaneçam limpos”, disse.