O Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale) lança, na próxima sexta-feira, 27, a Agenda Ambiental Cisvale 2030, um conjunto de 30 ações para o desenvolvimento sustentável e aplicação do Plano Estratégico do Meio Ambiente para o Vale do Rio Pardo. As ações focam na educação e no envolvimento da comunidade para a criação de uma cultura de preservação e sustentabilidade no Vale do Rio Pardo.
No contexto atual, o presidente do Cisvale, Gilson Becker, defende a ação imediata da região em prol da preservação ambiental. “É parte do nosso legado, daquilo que iremos deixar para as futuras gerações e da continuidade da nossa sociedade. É de extrema importância a criação, mas sobretudo, a implantação de um planejamento estratégico que envolva toda a comunidade”, destaca.
Segundo Becker, além de uma carta de princípios e os 30 projetos, que terão ação e envolvimento diretos da comunidade, o Cisvale quer comprometer a região a criação de uma cultura efetiva de sustentabilidade, por meio de ações de curto, médio e longo prazo. “Estipulamos que nos próximos 7 anos iremos criar um ambiente favorável à educação ambiental, por meio de práticas que vão desde a recuperação de hortas escolares até ações que envolvem as administrações municipais e a própria iniciativa privada”, frisa. Nasce deste objetivo a Agenda Ambiental Cisvale 2030 – 30 ações de preservação e cuidado com o meio ambiente até 2030.
O projeto será apresentado à região na próxima sexta-feira, 27/10, em um evento em comemoração aos 18 anos do Cisvale, completos no último dia 20. O encontro ocorre no Hotel Águas Claras, em Santa Cruz do Sul, na presença de prefeitos dos 17 municípios que integram o consórcio, gestores da área ambiental e demais convidados. “Reuniremos para este momento especial, profissionais da área pública, do setor ambiental, da educação e de empresas regionais que têm o potencial de amplificar este conjunto de ações da Agenda Ambiental Cisvale 2030”, complementa o presidente do Cisvale, Gilson Becker.
O Planejamento Estratégico Ambiental, com a Agenda Ambiental Cisvale 2030 e o conjunto das 30 ações ambientais que serão implementadas na região foram desenvolvidos pela Faculdade Dom Alberto, de Santa Cruz do Sul, elaborado pelas professoras Juliana Mônica da Costa e Priscila Fernandes. O projeto já conta com o apoio da Associação Comercial e Industrial de Santa Cruz do Sul (ACI), da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) e do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco), que juntos, pactuaram pela realização da Agenda Ambiental Cisvale 2030 no início do mês de outubro.
Plano Socioambiental para o Vale do Rio Pardo
Ainda no eixo Meio Ambiente, em uma ação inédita no Rio Grande do Sul, o Cisvale apresenta na próxima sexta-feira o Plano Socioambiental para enquadramento de áreas urbanas de preservação permanente. A adequação, atende a uma exigência federal, imposta aos municípios, por meio da resolução 458/202 do Conselho Estadual de Meio Ambiente (Consema). “Somos a primeira região do estado a implementar este Plano Socioambiental de forma coletiva, adequando às necessidades da legislação, para poder criar segurança jurídica aos municípios do nosso consórcio”, pontua o presidente do Cisvale Gilson Becker.
O plano irá realizar o diagnóstico das áreas urbanas dos municípios da região, possibilitando que de forma padronizada, cada município estabeleça suas áreas de preservação permanentes, conforme os critérios legais. Além disso, o consórcio irá promover a revisão dos Planos Municipais de Saneamento – exigência também de competência dos gestores municipais, que impacta sobre ações e planos de desenvolvimento individuais das cidades. Ambos os projetos serão desenvolvidos pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), coordenados pelo professor Marcelo Kronbauer.