Início Especiais Medidas vão fortalecer o cooperativismo no RS

Medidas vão fortalecer o cooperativismo no RS

Para marcar as comemorações do Ano Internacional das Cooperativas, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), o governador Tarso Genro anunciou nesta quarta-feira, 4, no Palácio Piratini, medidas para fortalecer o setor no Estado. Acompanhado de representantes do segmento, o chefe do Executivo assinou decretos que vão viabilizar a manutenção de cooperativas e incentivar a produção de novos negócios.
Os decretos assinados pelo governador preveem a regulamentação dos programas de Revitalização das Cooperativas do RS, de Extensão Cooperativa e Acompanhamento da Gestão e do Fundo de Aval para Cooperativas Agropecuárias. Outro decreto garante a regulamentação do Comitê Gestor dos Programas de Cooperativismo. Na cerimônia, o Governo do Estado confirmou a adesão do banco Sicredi como agente financeiro no modelo de cooperativismo.

Caco Argemi/Palácio Piratini

Governador Tarso Genro assina Decreto do Programa Gaúcho do Cooperativismo Rural

O governador disse que o cooperativismo é uma das prioridades no Estado. Ele destacou que a ideia é transformar o padrão de desenvolvimento no RS a partir dos programas estabelecidos pelo Governo. “Essa mudança está na base do novo desenvolvimento para o RS, que tem na cooperação os lastros mais importantes para fortalecer a base produtiva instalada e criar condições para ser receptiva para investimentos que vêm de fora”.
Na solenidade, o secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Ivar Pavan, que participava em Brasília do ato de lançamento do Plano Safra Nacional da Agricultura Familiar, foi representado pelo secretário-adjunto, Ronaldo Oliveira, que lembrou do compromisso do governador com o setor, quando criou o GT do Cooperativismo. Ele citou a participação do diretor desta área na SDR, Gervásio Plucinski que, junto o Pavan e com as organizações cooperativas no Estado, coordenaram as ações que culminaram com a nova política para o cooperativismo gaúcho. Ronaldo Oliveira afirmou que “foi um trabalho exemplar e mostra o compromisso do Governo com este importante segmento”. Por sua vez, o secretário da Agricultura, Luiz Fernando Mainardi, afirmou que “todo apoio que o Governo der a uma cooperativa está dando indiretamente aos produtores”, afirmou.

Ocergs
Presidente da Organização das Cooperativas do RS (Ocergs), Vergílio Perius afirmou que as cooperativas são importantes para o desenvolvimento do estado e permitem a inclusão social, econômica, financeira e fiscal. No ano passado, o sistema cooperativo contabilizou faturamento de R$ 27 bilhões, registrando 25% de crescimento em relação ao ano anterior.
Vergílio lembrou ainda que as cooperativas adotaram uma série de medidas para ampliar o patrimônio líquido do sistema – estimado em R$ 7 bilhões e que reúne mais de 2,1 milhões de sócios. “Não há nenhuma empresa, nenhum investimento, nenhum negócio no RS que tenha gerado, em 2011, tanto resultado quanto as cooperativas. Este é o grande desenvolvimento.”