Alyne Motta
[email protected]
Alyne Motta
Profissionais chegaram na noite de quinta-feira
Na noite de quinta-feira, 17 de abril, chegaram à Santa Cruz do Sul nove profissionais que integram o programa Mais Médicos, do Governo Federal. Oito vieram de Cuba e encontram-se há um mês no Brasil realizando o curso de capacitação. Juntamente com um brasileiro, vêm para reforçar o atendimento no município.
Eles foram recebidos por uma comitiva da Prefeitura, acompanhados do secretário de Saúde, Carlos Behm e vão atuar em localidades onde há escassez de profissionais. “A vinda de vocês é muito aguardada. Acolhemos a todos de braços abertos e temos muita convicção de que farão um grande trabalho”, revelou o secretario.
Como forma de bem-receber os médicos estrangeiros, o prefeito Telmo Kist fez seu pronunciamento em espanhol e declarou estar feliz com a vinda dos profissionais. “Vocês vão dar uma grande contribuição para os nossos pacientes das unidades básicas de saúde e desempenhar um grande trabalho”, revelou.
Alyne Motta
Prefeito acolheu os médicos cubanos após a solenidade
MAIS MÉDICOS
O Programa faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde, que prevê mais investimentos em infraestrutura dos hospitais e unidades de saúde, além de levar mais médicos para regiões onde há escassez e ausência de profissionais.
Com a convocação de médicos para atuar na atenção básica de municípios com maior vulnerabilidade social e Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI), o Governo Federal garantirá mais médicos para o Brasil e mais saúde para a população. A iniciativa prevê também a expansão do número de vagas de medicina e de residência médica, além do aprimoramento da formação médica no Brasil.
Profissionais
Erislandy Beltran Gamez
Ines Maria Paz Leiva
Juan Carlos Esquivel Guerra
Luidmila Cantillo Suarez
Maricel Rodrigues Sanchez
Oscar Luiz Napoles Baez
Yordanka Maldonado Pons
Yunaisi Calixto Gonzales
Adriano Schaeffer (brasileiro)