Sara Rohde
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O Colégio Mauá está à frente no quesito educação e qualidade de ensino. O educandário é um dos mais tradicionais do Rio Grande do Sul, completando neste ano 148 anos de história e ensinamento às crianças e aos jovens. A partir do ano que vem a escola oferecerá aos alunos uma ampliação de vivências socioculturais, pois nessa quinta-feira, 25, uma novidade diferenciada no Vale do Rio Pardo e Taquari, foi apresentada à imprensa e à comunidade santa-cruzense e da região: no próximo ano letivo o Colégio Mauá será uma escola bilíngue, português/inglês.
Os alunos do 1º ao 4ª ano do Ensino Fundamental vão contar com cinco horas de aulas de inglês por semana. Conforme o diretor, Nestor Raschen, o objetivo é preparar os jovens para um futuro promissor, com oportunidades de se comunicar universalmente, “a ideia é de fazer uma inserção neste mundo globalizado onde o inglês não é mais um diferencial, mas sim, um bem necessário”.
A implantação do ensino bilíngue será gradativa e ainda em 2019 será oferecida a opção Mauá Idiomas. Enquanto que o bilíngue vai se estruturando nas referentes séries, os alunos que quiserem ampliar seu conhecimento na língua inglesa terão este Centro de Idiomas que a escola estará oferecendo, podendo os pais ampliar o currículo com mais quatro horas de aulas na semana. “O bilinguismo hoje é uma realidade presente em muitas instituições. Estamos entrando nessa vala e isso é grande fruto de trabalho e certamente será um grande centro de formação de profissionais”, disse Raschen.
A língua alemã e espanhola já é aplicada aos alunos, mas a base do ensino será português/inglês, sendo que em cada dia as crianças terão contato com a língua. “Isso vem associado porque agora temos este novo espaço físico pra instalar as salas especiais de ensino do inglês. Esse sonho já existia, mas não era possível, pois não tínhamos a estrutura adequada”. O ensino será aplicado no novo espaço que será entregue no ano que vem à comunidade, o prédio em fase de acabamento.
O Colégio Mauá se baseia no trinômio: Educação, Cultura e Esporte e agora com a aplicação da língua inglesa, o momento é de inovar ainda mais, com uma proposta educacional diferenciada para os padrões locais e regionais. Para o diretor Nestor Raschen, “alguém que tem aulas de inglês na semana certamente sairá proficiente ao concluir o Ensino Médio”, frisou.
O novo currículo é fruto de muito estudo, muito empenho e dedicação de todo corpo docente e um dos destaques é que o bilíngue não pressupõe incremento de mensalidades e valores. O que muda é se o aluno fizer aulas opcionais a mais no turno oposto.