Início Educação Mauá participa da maior olimpíada nacional do conhecimento em ciências

Mauá participa da maior olimpíada nacional do conhecimento em ciências

Mesmo com o isolamento social necessário em virtude da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), os alunos do Colégio Mauá, de Santa Cruz do Sul, continuam participando de grandes desafios da área educacional, sempre incentivados pela comunidade escolar. Neste sentido, 52 estudantes do 8º e 9º Anos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio do Mauá foram classificados para a segunda fase da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC), considerada a maior competição do conhecimento em ciências do Brasil. A primeira fase da ONC aconteceu nos dias 6 e 7 de agosto, com aplicação de uma prova on-line com 20 questões objetivas de Biologia, Química, Física e Astronomia.

Conforme a professora da área de Ciências da Natureza do Colégio Mauá, Mérion Linck, o educandário inscreveu 69 alunos, sendo que 57 fizeram a primeira fase, que contou com a inscrição de dois milhões de estudantes de todos os estados do Brasil. “Pelo segundo ano consecutivo, o Colégio Mauá participa da ONC. Em 2019, tivemos 21 alunos premiados nesta competição”, contou a professora. Em virtude da pandemia, a segunda fase, que seria presencial, acontecerá na última semana de novembro, dependendo do retorno das aulas presenciais nos estados e municípios brasileiros.

Uma das alunas classificadas para a segunda fase foi a jovem Amanda Parkert, de 15 anos, estudante do primeiro ano do Ensino Médio, que sempre gostou de participar de olimpíadas estudantis e pela primeira vez avança para uma próxima etapa. “Eu estou muito ansiosa, espero que eu vá muito bem para, quem sabe, ganhar uma medalha. Eu já estou me dedicando a estudar desde já, mesmo sabendo que a prova foi transferida para novembro”, destacou. A estudante ainda salientou que por ter sido uma prova on-line foi bem diferente da aplicada no ano passado, mas, ao mesmo tempo, muito interessante, em virtude da plataforma oferecida para os estudos. Para ela, a prova estava de certa forma muito difícil, “porque alguns conteúdos que caíram na prova nós ainda não aprendemos”.

Amanda Parkert, aluna do Ensino Médio – Foto: Divulgação



A Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) integra o Programa Ciência na Escola e é realizada por cinco Sociedades Científicas – Sociedade Brasileira de Física (SBF), Associação Brasileira de Química (ABQ), Instituto Butantan, Sociedade Astronômica Brasileira e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), por meio de um convite do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Mais informações no site https://onciencias.org/.