As matrículas nas escolas da rede estadual de ensino estão abertas até esta sexta-feira (15) e a confirmação da vaga para os estudantes que declararam interesse no site da Secretaria Estadual da Educação nos meses de outubro e novembro (período da inscrição) deve ser feita na mesma data, também pelo portal.
Após o preenchimento da pré-matrícula no link, o estudante ou responsável deve entregar a documentação na escola designada. Isso vale para os alunos que vão ingressar no 1º ano do Ensino Fundamental, 1º ano do Ensino Médio e cursos técnicos.
O período também é válido para quem perdeu o prazo de inscrição no ano passado.
TRANSFERÊNCIAS
No portal da secretaria também pode ser solicitada a transferência de escola para estudantes do 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Já para os alunos do 2º e 3º ano do Ensino Médio, o pedido de transferência é feito diretamente na instituição de ensino.
EJA
Até sexta-feira, também estão abertas as inscrições para a educação de jovens e adultos (EJA). Candidatos de Porto Alegre podem garantir a vaga pelo portal da Secretaria da Educação e, nos demais municípios, a inscrição é diretamente nas escolas que ofertam EJA.
EDUCAÇÃO INFANTIL
Segundo a coordenadora da Demanda Escolar da secretaria, Sandra Mauat, as escolas estaduais não abrirão novas turmas de educação infantil, já que a legislação prevê que a responsabilidade dessa modalidade de ensino é dos municípios.
Porém, os alunos que cursaram o Jardim Nível A na rede estadual terão a rematrícula garantida para o Nível B. No entanto, Sandra explica que o momento é de ajustes com as prefeituras e garante que “nenhuma criança ficará sem vaga por conta da medida”.
DOCUMENTAÇÃO
Os documentos necessários para efetuar a matrícula são:
– RG do aluno ou Certidão de Nascimento
– RG do responsável (quando o estudante é menor de 18 anos)
– Comprovante de residência (água, luz ou telefone)
– Foto 3×4 atualizada
– Comprovante de conclusão do Ensino Fundamental para ingresso no 1º ano do Ensino Médio
– Comprovante de conclusão do Ensino Médio para ingresso no curso técnico subsequente
INFORMAÇÕES
Mais informações podem ser obtidas nas Coordenadorias Regionais de Educação e nas Centrais de Matrículas.
Fonte: Ascom Seduc