Início Economia Marcelo Distéfano é o novo presidente da Amprotabaco

Marcelo Distéfano é o novo presidente da Amprotabaco

Everson Boeck
[email protected]

Depois do primeiro ano de atividade, a Associação dos Municípios Produtores de Tabaco (Amprotabaco) realizou, na manhã desta sexta-feira, 28, assembleia geral para a escolha da nova diretoria. A eleição da nominata aconteceu por aclamação. Durante o encontro, realizado na Casa do SindiTabaco, no Parque da Oktoberfest, foi definido que seria lançada uma chapa com todos os nomes e os prefeitos presentes aprovariam. O presidente eleito foi Marcelo Distéfano, prefeito de São João do Triunfo, no Paraná. Os vice-presidentes serão Roger Eduardo Selski, de Ipiranga (PR), Luiz Alberto Faria, de Canoinhas (SC) e Dalvi Soares de Freitas, de Dom Feliciano (RS).
Durante a assembleia os prefeitos decidiram pela criação de um conselho consultivo, o qual será composto pelos ex-presidentes. Portanto, o primeiro membro será o prefeito de Santa Cruz do Sul, Telmo Kirst. Ao entregar o cargo, o idealizador da entidade, considera que atuação da associação foi “um sucesso”. “Graças ao esforço e união dos prefeitos conseguimos gerar uma força política muito grande. Isso fez com que, pela primeira vez, fôssemos ouvidos pela Coniq. Inclusive, durante a COP6, fizemos a defesa da cadeia produtiva debatendo com muita força e muita intensidade todas as questões do setor”, ressalta. Kirst fez questão de relembrar sua afirmação quando da criação da entidade a respeito da conduta da Amprotabaco. “Eu disse desde o começo: a Amprotabaco não tem bandeira política. Nossa bandeira é a defesa do fumicultor, da indústria e da cadeia produtiva como um todo. Mostramos que a entidade veio para colocar uma palavra forte na defesa da economia através da fumicultura”, destaca.
O presidente eleito, Marcelo Distéfano, que era um dos vices na primeira gestão, considera que um dos maiores desafios que a nova gestão terá é trabalhar contra as restrições ao tabaco. “Precisamos trabalhar com os deputados e entidades em todos os municípios para que os produtores estejam cada vez melhor representados. A partir de agora precisamos atuar junto a estas lideranças para contribuirmos na elaboração de projetos que defendam a cadeia, especialmente quanto às restrições ao consumo de tabaco”, sinaliza.
Para o recém-eleito, é preciso esclarecer toda a sociedade sobre a importância da fumicultura para a economia do País. “Os antitabagistas distorcem a realidade do setor, insistem em acabar com as conquistas das famílias e dos nossos municípios. Em São João do Triunfo, por exemplo, 90% das famílias dependem do fumo e, se acabarem com o tabaco, nossa economia estará seriamente prejudicada. Tenho certeza que o mesmo aconteceria em todas as cidades onde a fumicultura é fonte de renda e propulsora da economia”, pontua. Distéfano afirmou que é preciso cobrar incentivos do governo federal em relação aos incentivos à diversificação na produção. 
Antes da eleição, o presidente da Afubra, Benício Albano Werner, e o presidente do SindiTabaco, Iro Schünke, lembram de importantes momentos em que a entidade encabeçou grandes mobilizações contra restrições à produção e comercialização do tabaco. A nova diretoria permanece à frente da Amprotabaco pelo período de um ano.

Fotos: Everson Boeck

Nova diretoria foi eleita durante assembleia realizada na casa do
SindiTabaco, no Parque da Oktoberfest, na manhã desta sexta-feira

DIRETORIA EXECUTIVA

Presidente: Marcelo Hauagge Distéfano (São João do Triunfo/PR)
Vice-presidentes: Dalvi Soares (Dom Feliciano/RS)
Luiz Alberto Rincoski Faria (Canoinhas/SC)
Roger Selski (Ipiranga/PR)
Secretário: Clécio Halmenshlager (Vale do Sol/RS)
Vice-secretário: Silvio Paulo Girardi (Rio Azul/PR)
Tesoureiro: Mauro Schünke (Restinga Seca/RS)
Vice-tesoureiro: Dario Schicovski (Papanduva/SC)

CONSELHO FISCAL
Jarbas Cagliero – Barros Cassal (RS)
Edegar Antônio Cerbaro – Progresso (RS)
José Daniel Raupp – São Lourenço (RS)
Airton Arthus – Venâncio Aires (RS)
Reges Antônio Scapin – Estrela Velha (RS)
Vicente de Paulo Bezeera – Mafra (SC)

CONSELHO CONSULTIVO
Telmo Kirst – Santa Cruz do Sul (RS)


Presidente eleito, Marcelo Distéfano, recebendo o cargo do até então
presidente, Telmo Kirst, prefeito de Santa Cruz do Sul