Não tem para aonde correr. Toda receita criada é inspirada em uma outra que já foi feita anteriormente. Esta receita não podia ser diferente. O Manjar Branco de Doce de Leite é uma versão mais açucarada e mais adocicada de uma receita herdada de geração em geração. O tradicional Manjar Branco é feito basicamente com os ingredientes da receita de hoje que, ao invés de utilizar o doce de leite, utiliza ameixa em caldas para compor a receita tradicional.
INGREDIENTES
1 litro de leite integral
1 xícara de açúcar demerara
50g de coco seco ralado
200ml de leite de coco caseiro (pode ser o de vidrinho também)
7 colheres (sopa) de amido de milho
2 colheres (sopa) de doce de leite
Para a calda: 3 colheres (sopa) de leite integral + 3 colheres (sopa) caprichadas de doce de leite. Somente misturar bem para formar uma calda de doce de leite.
MODO DE PREPARO
Transfira todos os ingredientes do manjar para uma panela grande. Misture bem antes de ir ao fogo. Esta etapa é fundamental para não resultar em um manjar empelotado com gruminhos de amido de milho. Leve ao fogo, misture sempre até engrossar, até formar um mingau grosso. Despeje o creme em uma forma untada com óleo de coco. Cubra com papel alumínio e leve à geladeira por no mínimo 6 horas. Se for consumir no outro dia, somente desenforme pouco tempo antes de servir. Quanto mais ficar na geladeira, mais consistente e mais firme vai ficar o manjar. Antes de servir, prepare a calda dissolvendo o doce de leite em leite integral. Por fim, cubra com mais coco ralado!
FONTE: http://cozinhafitefat.com.br
DICA DA SEMANA
O Manjar Branco antes de chegar ao Brasil era famosinho na Europa. Em Portugal, por exemplo, a receita utilizava frango desfiado. Os pesquisadores acreditam que uma das primeiras variações desta receita surgiu de ordens religiosas. Em dias de jejum e quaresma, as autoridades da igreja ordenavam substituir os ingredientes de origem animal (como galinha ou peixe) para não correr o risco de ingerir os alimentos “proibidos” daquele período. A receita original vem da França que se assemelha muito com a receita que utilizamos aqui no Brasil. Manjar também significa uma iguaria especial, digna dos reis e dos deuses.