Sucesso total nos dois primeiros finais de semana, o desfile temático da 39ª Oktoberfest deve fazer o público lotar mais uma vez a Rua Marechal Floriano neste domingo. Com alegria e energia contagiantes, os cerca de 6,8 mil figurantes em 40 alas, no chão e em carros alegóricos, contam a história dos imigrantes, celebrando o tema “Esperança, Fé, Plantar e Colher”. O começo do cortejo será às 10h30.
Os quatros primeiros carros – “A chegada”, “O colono”, “O convívio” e “O Bicentenário” – homenageiam os 200 anos da imigração alemã no Brasil. Nessas alegorias, são retratadas a jornada dos imigrantes na chegada ao país, seus hábitos e tradições. Em seguida, centros, associações e sociedades culturais se apresentam. A Coordenação Executiva da 39ª Oktoberfest, liderada pelo presidente Luciano Menezes e pela vice-presidente Daniela Laner, também passam pela passarela, acompanhados da Banda Munich.
A família símbolo da festa – Fritz, Frida, Max e Milli – surgem no carro 2, “A Oktoberfest”, que homenageia o próprio evento a partir das cores azul e branco, que regem a Festa da Alegria deste ano. As soberanas da 39ª edição – rainha Tatiane D’Avila e princesas Nathalia Konzen e Karoline Klaus – esbanjam emoção e alegria no carro 3, que retrata a esperança de um novo começo para os imigrantes. Logo após, vêm as soberanas das edições anteriores, com seus trajes de gala.
O carro 4, denominado “175 anos da imigração alemã em Santa Cruz do Sul”, conta um pouco do passado e do presente através de painéis com os principais pontos turísticos do município, atividades e eventos importantes. A alegoria 5, “O progresso”, representa a economia e crescimento, simbolizando o desenvolvimento econômico pelas ferrovias.
Um símbolo de força e esperança, o cavalo caramelo, é o destaque da alegoria 6, “A resiliência”, homenageando os gaúchos atingidos pelas enchentes e a grande mobilização voluntária realizada em todo País. O carro 7 exalta a beleza das flores, a fartura da gastronomia e delícias culinárias e a confraternização familiar. O último e mais esperado carro, o Bierwagen (carro do chope), lembra o público onde tudo começou, a primeira Oktoberfest, realizada em 1810, em Munique, na Alemanha.