LUÍSA ZIEMANN – [email protected]
Nada mais justo do que grande parte dos brasileiros celebrarem com uma folga o Dia do Trabalhador, que transcorrerá nesta segunda-feira, 1º. Surgido a partir das lutas de operários por mais direitos trabalhistas, o 1º de maio possui características levemente distintas em cada país. No Brasil, a data passou a ser considerada feriado em 1924. Este ano, com ela caindo em uma segunda-feira, os integrantes da classe trabalhadora que não vão precisar estar em serviço podem aproveitar o descanso prolongado para viajar. Por isso, o fluxo nas estradas vai ser maior do que o normal.
A concessionária Rota de Santa Maria, que administra e presta atendimento ao usuário na rodovia RSC-287 do km 28 (Tabaí) ao km 232 (Santa Maria), estima que mais de 96 mil veículos passem pelas cinco praças de pedágio que estão sob controle da empresa. Na praça de Venâncio Aires, desde a quinta-feira, 27, até esta sexta-feira, 28, devem passar 27,5 mil veículos; na de Candelária, 20 mil; na de Paraíso do Sul, 13,5 mil; ma de Santa Maria devem passar 20,5 mil; e na de Taquari, 14,5 mil.
Com o objetivo de garantir a segurança e a fluidez do tráfego durante o período do feriado, a Rota de Santa Maria implantou operações diferenciadas, que iniciam nesta sexta e seguem até a data de retorno dos viajantes para casa, no Doa do Trabalhador. Os horários de começo e término, bem como os modelos dessas operações, podem sofrer alterações em função das condições do fluxo de veículos ou devido a qualquer interferência na RSC-287.
Para todos aqueles que vão viajar feriadão e pegam a estrada nesta sexta, a Rota de Santa Maria aconselha que a saída seja feita até às 15 horas ou então após às 19 horas. Quem for pegar a rodovia no sábado, os melhores horários de partida são até às 8 horas ou após às 19 horas, em ambos os sentidos. Para facilitar a passagem dos veículos, as praças de pedágio contam com a forma de pagamento antecipado, chamada Operação Papa Fila. Ela é necessária em casos de fins de semana excepcionais ou feriados prolongados, em que a previsão de tráfego exceda o nível de serviço dos postos de cobrança.
Nesses casos, colaboradores da concessionária realizam a arrecadação antecipada dos veículos, por meio de dinheiro, e entregam um ticket ao condutor, que posteriormente é repassado à cabine. Dessa forma é possível agilizar a cobrança, trazendo mais conforto aos usuários. A concessionária reforça que também trabalhará com restrições de horários para a realização de obras que necessitem de interdição de faixa.
O que abre e o que fecha no feriado
Mercados – De acordo com o Sindigêneros, conforme Convenção Coletiva de Trabalho, as empresas do comércio varejista de gêneros alimentícios (hipermercados, atacarejos, supermercados, minimercados, armazéns, etc), não poderão abrir os seus estabelecimentos com o uso de mão de obra laboral no feriado do dia 1º de maio, Dia do Trabalhador. Os municípios de abrangência são Santa Cruz do Sul, Sinimbú, Vale do Sol, Gramado Xavier, Venâncio Aires, Mato Leitão, Candelária e Vera Cruz.
Comércio em geral – Como a data é considerada feriado nacional, o comércio de Santa Cruz deve permanecer fechado, uma vez que não há convenção coletiva e/ou acordo coletivo vigente que autorize os empregados a trabalhar.
Rapidinho – A operação do Estacionamento Rotativo Rapidinho estará suspena durante toda a segunda-feira, dia 1º de maio. O serviço retorna na terça-feira, às 9 horas.
Água e luz – Os serviços essenciais da Corsan serão mantidos. O atendimento ao cliente permanece 24 horas pelos canais de relacionamento: site corsan.com.br, app e call center 0800-646-6444. A RGE também informa que os postos de atendimento presencial não abrirão neste feriado. Porém, o atendimento segue sendo realizado 24h pelos canais digitais, através do site (www.rge-rs.com.br), do app CPFL Energia (disponível para Android e iOS), do WhatsApp 51 999550002 ou pelo call center (0800-970-0900). São mais de 30 serviços disponíveis como: solicitação da segunda via, ligação nova, alteração de titularidade, relato de interrupção no fornecimento de energia, acidentes na rede, dentre outros. Para comunicar falta de energia, envie um SMS com o SEU CÓDIGO (disponível na conta de energia elétrica) para o número 27350.
Bancos – A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informa que não haverá atendimento nas agências bancárias no feriado do Dia do Trabalhador. As contas de consumo (água, energia, telefone etc.) e carnês com vencimento para o dia 1º de maio poderão sem pagas no próximo dia útil. Não há cobrança de multa no pagamento até o próximo dia útil e normalmente as contas já vêm com a data de vencimento ajustada ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais. A Febraban orienta os clientes a utilizarem preferencialmente os canais digitais, como sites e aplicativo dos bancos, para a realização de transferências e pagamento de contas nos dias em que não houver expediente bancário nas agências.
Correios – As unidades dos Correios estarão fechadas no feriado. As entregas de correspondências voltam na terça-feira, 2 de maio. A Central de Atendimento dos Correios (CAC) estará disponível por meio dos seguintes canais automatizados: site dos Correios, na página do Fale Conosco; telefones 0800-725-7282, 0800-725-0100 e 3003-0100; e chat www.correios.com.br. Esses canais funcionam normalmente, 24 horas por dia, 7 dias por semana. O atendimento com os operadores será retomado no próximo dia útil, a partir das 8 horas. Para obter informações sobre produtos e serviços, rastrear objetos e consultar preços e prazos, os clientes também podem acessar o site dos Correios: correios.com.br. Para registrar manifestações, o acesso pode ser feito diretamente pelo endereço correios.com.br/falecomoscorreios.
Feira rural – A Feira Central não funcionará neste dia.
Coleta de lixo – A coleta de resíduos orgânicos, feita pela Conesul, funcionará normalmente. E quanto à seletiva, executada pela Cooperativa de Catadores e Recicladores de Santa Cruz do Sul (Coomcat), não será realizada.
Serviços essenciais – Os serviços da Prefeiturade Santa Cruz terão atendimento alterado na segunda-feira. Serão mantidos o funcionamento normal dos plantões dos serviços essenciais como o Centro Materno Infantil (Cemai), Casa de Saúde Ignez Moraes – Hospitalzinho, Centro de Atendimento Psicossocial para Álcool e Drogas – CAPS AD, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Pronto Atendimento Municipal junto ao Hospital Santa Cruz, UPA do Bairro Esmeralda, Setor de Transportes – motoristas de plantões, Conselho Tutelar, Abrigo Municipal Feminino e Masculino, Casa de Passagem para Mulheres em Situação de Violência, Casa de Passagem Adultos/Albergue, Residência Inclusiva, Guarda Municipal (fone 153) e Fiscalização de Trânsito.