Início Educação Mais de 900 professores participam da abertura do ano letivo

Mais de 900 professores participam da abertura do ano letivo

Everson Boeck – [email protected]

O Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi) realizou durante esta quinta-feira, 23, a abertura do Ano Letivo do Programa A União Faz a Vida, desenvolvido desde 1995 pela cooperativa. O evento, que reuniu mais de 900 professores de 11 municípios da região do Vale do Rio Pardo e Centro-Serra, foi promovido pela Sicredi destas duas regiões, em parceria com a Unisc e Secretarias de Educação dos municípios de Agudo, Arroio do Tigre, Candelária, Cerro Branco, Herveiras, Paraíso do Sul, Passo do Sobrado, Rio Pardo, Sinimbu, Sobradinho e Vale do Sol. O auditório central da Unisc ficou lotado por quase mil educadores.

Everson Boeck

Entre as autoridades estiveram presentes os presidentes das cooperativas organizadoras, Egídio Morsch (Sicredi Centro Serra) e Heitor Alvaro Petry (Sicredi Vale do Rio Pardo), bem como o reitor da Unisc, Vilmar Thomé e o prefeito de Candelária, Lauro Mainardi

Sempre, no início do ano, o encontro apresenta às instituições que possuem o Programa em seus educandários projetos que podem ser desenvolvidos pelas crianças e adolescentes, em conjunto com os demais agentes, e que têm na sua essência a construção e vivências de atitudes e valores de cooperação e cidadania.
Marco Antônio da Rocha, assessor de Programas Sociais da Sicredi Vale do Rio Pardo, explica que o Programa iniciou nas cidades do norte do Estado e com o tempo cada cooperativa começou a implantá-los nos municípios onde atua. No evento participaram municípios da cooperativa do Vale do Rio Pardo, com sede em Santa Cruz do Sul, e da cooperativa da região Centro-Serra, com sede em Candelária. No Vale do Rio Pardo o programa é desenvolvido nos municípios de Sinimbu, Herveiras, Passo do Sobrado e Rio Pardo.
Segundo ele, a ideia inicial é que o programa fosse realizado em regiões onde existissem instituições de ensino superior que fizessem a execução da formação pedagógica dos educadores nos municípios, por isso a Unisc é quem desenvolve o programa nos municípios do Vale do Rio Pardo e Centro-Serra. “A União Faz a Vida hoje é uma metodologia de trabalho. Primeiramente é feito um contato com o município através da secretaria de educação e o programa é organizado dentro da rede estadual e/ou municipal”, comenta Rocha.
Conforme Marco, A União Faz a Vida segue dois objetivos principais, norteados pela cidadania e cooperação. “O Programa traz uma proposta em cima de projetos que orientem o educador a dar aula em que o estudante seja mais participativo na construção do seu conhecimento, fazer com que o aluno seja protagonista e não um espectador e que o professor não seja apenas um reprodutor de conhecimentos, mas um estimulador na construção deste”, analisa.

Everson Boeck

Mais de 900 professores de 11 municípios participaram do evento promovido pela Sicredi

A União Faz a Vida segue em desenvolvimento nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Mato Grosso, onde os educadores participam das oficinas de formação continuada promovidas pelas Assessorias Pedagógicas contratadas pelas cooperativas da Sicredi. A formação continuada dos educadores faz parte da metodologia, tendo como desafio a construção de práticas que possibilitem a vivência de atitudes e dos valores de cooperação e cidadania.
Dentro do Programa, durante o ano são feitos vários encontros de formação para os educadores. Além disso, no final do ano é realizado um encontro maior onde os projetos realizados durante o ano são apresentados como forma de avaliação dos mesmos. Para participar, as prefeituras, através das Secretarias de Educação, devem entrar em contato com a cooperativa Sicredi da sua cidade.
A equipe do Projeto Cooperação (São Paulo) coordenada por Rodolpho Martins, que desenvolveu as atividades durante a manhã, criou espaços de reflexão, emoção e descontração, envolvendo os professores na atividade de “Musicooperação”. No turno da tarde, os professores participaram de oficinas, organizados em 25 turmas, onde discutiram a metodologia do Programa através de estudos de caso dos projetos desenvolvidos nas escolas.