Ampliar a oferta de vagas na Educação Infantil é um compromisso assumido pelo governo de Telmo Kirst desde o primeiro ano de gestão, em 2013. A Secretaria Municipal de Educação, através do levantamento de demandas, vem se empenhando em uma série de ações para oferecer cada vez mais e mais vagas para os pequenos. Inclusive, gerando uma redução significativa da lista de espera, chegando a zerar um edital. Mas a principal das ações é a construção de novas unidades. Confira como estão as obras das futuras Emeis e quais ainda estão previstas para atender a comunidade.
Emeis Viver Bem e Progresso
Uma das obras mais aguardadas pela Zona Sul, em breve estará concluída: a EMEI Viver Bem, localizada no residencial, está com a construção em fase final. Lá serão atendidas 200 crianças, de zero a 5 anos. Esta instituição atenderá, inclusive, a região do bairro Santa Vitória, atendida pela Emei Vovô Arlindo. A previsão, segundo a secretária da pasta, Juliana Bach, é de que o novo prédio atenda os moradores assim que os protocolos e condições de atendimento pós pandemia forem definidos.
Outro bairro beneficiado com a construção de uma nova Emei é o Progresso. Com cerca de 50% da edificação concluída, a nova escolinha atenderá 200 crianças, 100 delas realocadas da Emei Santo Antônio.
Emei Sildo Goettert
Ainda em 2020, de acordo com a secretária da pasta, o Município iniciará a construção de mais uma unidade para atender os pequenos. No Bairro Castelo Branco, será erguida a EMEI Sildo Goettert. “Cerca de 30% da lista de espera está concentrada naquela região da cidade, por isso da importância de agilizarmos a construção desta Emei”, afirmou. O prédio será construído via Financiamento á Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa) 1, da Caixa Econômica Federal. A nova unidade atenderá 240 crianças dos bairros Arroio Grande, Vila Nova, Esmeralda e o próprio Castelo Branco.
No loteamento Mãe de Deus, que irá receber 400 famílias, oriundas dos mais diversos bairros do município, também irá receber uma Emei. Através do Finisa 2, a nova instituição está em fase de elaboração de projeto, e terá capacidade de atendimento para 240 crianças. “Nosso prefeito tem como prioridade de seu governo, ampliar a oferta de vagas na educação infantil. A Central de Vagas, que tem por objetivo realizar estudos técnicos sobre o atendimento à criança, traz os dados necessários para que possamos planejar onde devemos oferecer mais vagas e quantas vagas são necessárias”, conclui.