Luana Ciecelski
Empresas fornecedoras participaram durante toda a tarde de rodadas de conversas com empresas compradoras
LUANA CIECELSKI
[email protected]
Na tarde de ontem, 13 de maio, como parte da programação da Semana do Empreendedor, o destaque foi a 4ª edição da Rodada de Negócios promovida pelo Sebrae e pela Associação Comercial e Industrial (ACI) de Santa Cruz. O evento que reuniu mais de 80 empresas da região aconteceu no salão do Tênis Clube a partir das 13h até as 18 horas. Representantes de micro e pequenas empresas fornecedoras puderam conversar com representantes de grandes empresas compradoras e assim, terminar o evento com grandes expectativas de negócios futuros.
O evento recebe esse nome porque cada empresa compradora recebe uma mesa, e durante toda a tarde os representantes das empresas fornecedoras se revezam em conversas de cerca de 15 minutos. Dessa forma vão fazendo um giro pelas mesas, rodada após rodada de conversa. Participaram dela, 18 empresas compradoras e pelo menos 70 micro e pequenas empresas fornecedoras, além das empresas que foram chegando durante a tarde sem um cadastro prévio, mas também foram encaixadas nas rodadas.
De acordo com o gestor local do Sebrae, Clóvis Glesse, o grande objetivo do evento é proporcionar às empresas menores uma oportunidade diferenciada. “Dificilmente uma pequena empresa consegue ter acesso a uma empresa grande. Aqui eles podem conversar e planejar futuros negócios e ambos saem ganhando”, explicou. “Os compradores vêm em busca de novos fornecedores com os quais negociar e os fornecedores podem apresentar seus catálogos de produtos, entregar seu cartão de visitas”.
Além disso, Glesse destacou que as edições anteriores são a melhor prova do sucesso e utilidade desse evento. “Na terceira edição, as nossas pesquisas deram conta de que mais de 1,8 milhão de reais foram previamente negociados para os próximos 12 meses”, explicou. A expectativa para essa edição, segundo ele, era de pelo menos repetir esse valor. “As empresas aceitam muito bem essa ideia. É sempre uma chance de ampliar os horizontes de conhecer novas oportunidades”, declarou.
Concorda com essa afirmação Gilberto Hilário Schultz, proprietário da Schultz Motors de Santa Cruz do Sul. O empresário já havia participado da 3ª edição, e em 2015, voltou. Segundo ele, o retorno é sempre garantido e muito bom. “Aqui encontramos novos canais de venda. Esse é um contato inicial que abre muitas portas posteriormente. Mesmo que aqui não sejam fechados negócios imediatos, eles quase sempre acontecem depois”, comentou. “Acredito muito nessa iniciativa do Sebrae. O contato com as empresas compradoras não aconteceria de outra forma”, disse.
A Semana do Empreendedor
A 10ª edição da Semana do Empreendedor iniciou na última segunda-feira, 11 de maio e segue até o domingo, 17 de maio. Em 2015 o evento promovido pela Associação das Entidades Empresariais (Assemp) de Santa Cruz do Sul tem como foco a educação.
Para hoje, será realizado pela Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) o Café e Ação CDL, a partir das 8 horas, na sede da entidade. Já às 11h30, o Sindilojas fará uma reunião-almoço (por adesão) onde será tratado o assunto “Tendências do Varejo” com o consultor de vendas Gerson Klein, sócio da Point OfSale.
Já à noite, a partir das 19 horas, ocorre no Auditório da Unisc, a última das palestras da semana com a explanação “Minha Empresa, Minha Vida – O Desafio de Administrar com Sucesso”, com o consultor Ronaldo Gonçalves Soares. Ele é graduado em Administração e pós-graduado em Marketing pela ESPM, assim como possui mestrado em Gestão Pública pela Ufrgs.
São apoiadores do evento, o Município de Santa Cruz do Sul e a Unisc. Os patrocinadores são a Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), o Sindicato das Indústrias de Material Plástico no Estado do Rio Grande do Sul (Sinplast), a Cooperativa de Crédito Sicredi Vale do Rio Pardo, a Souza Cruz e a RBS TV.