Início Geral Lombadas eletrônicas serão instaladas

Lombadas eletrônicas serão instaladas

Luana Ciecelski

Rua Gaspar Silveira Martins deverá receber o radar na altura do bairro Higienópolis

Luana Ciecelski
[email protected]

Os motoristas de Santa Cruz do Sul em breve terão mais um motivo para prestar atenção no trânsito e dirigir com mais segurança. Já está em andamento na Prefeitura o processo licitatório que possibilitará o aluguel e a implantação de controladores de velocidade, as chamadas lombadas eletrônicas, nas principais ruas da cidade e no seu entorno.
De acordo com o secretário municipal de Transportes e Serviços Públicos, Alex Knak, o objetivo principal da implantação desses equipamentos é tornar o trânsito mais seguro. A necessidade do projeto, segundo ele, nasceu justamente da observação de alguns trechos que acabaram se tornando perigosos para motoristas e pedestres com o constante aumento do número de veículos que circulam pelas ruas.
A elaboração do projeto também foi feita com base nos registros policiais. “Fizemos um projeto básico baseado nos dados da Brigada Militar sobre os pontos que têm os maiores fluxos e os maiores índices de sinistros”, explicou Alex. A maior parte desses locais já recebeu placas alertando sobre os limites de velocidade e a existência de fiscalização eletrônica em julho de 2014.
No total, estima-se que 63 trechos poderão receber os radares. No entanto, ainda não há um prazo para que se inicie a instalação dos equipamentos, já que a empresa que os alugará para a Prefeitura ainda não foi definida. Além disso, a implantação deve acontecer de forma gradativa. “Primeiro vamos instalar de seis a oito pontos em ruas onde verificamos que há uma necessidade mais urgente. Uma delas é a BR-471”, afirmou Alex.

Trânsito não ficará mais lento

De acordo com o secretário Alex, não é uma preocupação de sua pasta que o trânsito possa ficar mais lento nos locais onde a fiscalização eletrônica será instalada. “Será um trânsito mais seguro, mais harmonioso. Nós temos como meta na Secretaria de Transportes, diminuir o número de acidentes e preservar a integridade física das pessoas. É isso o que queremos”, explicou.

Ruas com prioridade

BR-471
Avenida João Pessoa – bairro Universitário
Rua Arthur Germano Fett – bairro Arroio Grande
Rua Gaspar Silveira Martins – bairro Higienópolis
Avenida Paul Harris – bairro Arroio Grande
Avenida Independência – bairros Renascença, Independência, Universitário e Centro