Luciana Mandler
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Normalmente, as liquidações de verão iniciam no mês de fevereiro. Porém, assim como 2020 foi atípico devido à pandemia de Covid-19, este ano começou ainda com reflexos ocasionados em virtude da chegada do vírus.
Segundo avaliação do presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Santa Cruz do Sul (Sindilojas) e empresário, Mauro Spode, não somente neste ano, mas nos últimos anos têm se percebido a antecipação das promoções. Neste ano, no entanto, a pandemia foi mais uma justificativa para adiantar. “As promoções se sucedem de maneira a atrair os clientes”, frisa.
Ainda, segundo Mauro Spode, usar anúncios nos veículos de comunicação auxiliam ao chamamento dos consumidores até a loja e que trazem algum retorno. Porém, as estratégias de vendas como inserir cartazes e avisos sobre as promoções nas vitrines têm ocasionado retorno instantâneo. “Promoções internas, em que na compra dos produtos ao final concorre a prêmios também fomentam o comércio. Qual o cliente que não gosta de receber um presente?”, reflete.
Na loja Casarão Verde, os descontos chegam até 50%, conforme o número de peças. A promoção iniciou nessa segunda-feira, 18, e segue pelo menos até o fim do mês, segundo a proprietária Janaína Mainardi Pires. Jana explica que na compra de uma peça, os clientes recebem 10% de desconto, na compra de duas são 20% e na compra de três ou quatro peças, são 30 e 40%, respectivamente. Já na compra de cinco peças ou mais o desconto é de 50%.
“A gente precisa dar uma animada”, diz a empresária. “É um atrativo para que as pessoas definam as compras. E os clientes esperam”, completa. Ainda, segundo Jana, a antecipação das promoções, que geralmente ocorrem em fevereiro, foram antecipadas para atrair e movimentar a loja. “Sabemos que atrai e é uma forma de tentar rever o que ficou para trás no ano passado”, comenta.
Para a professora Eva Leoni Lizzi, moradora de Barros Cassal, que esteve passeando pelo Centro de Santa Cruz na tarde dessa segunda-feira, as liquidações são boas para unir o útil ao agradável. “Se estou precisando de algo e tem desconto, é melhor ainda. Vale a pena”, acredita. Dependendo da necessidade, a professora prefere esperar pela redução nos preços e então comprar. “Gosto de dar uma olhada nas promoções”, salienta.