A Philip Morris Brasil (PMB) alcançou, neste mês de abril, a compensação ambiental de cerca de 1.800 toneladas de resíduos, correspondentes ao plástico e papel das embalagens pós-consumo de seus produtos em 2020 e 2021. Feito em parceria com a Associação de Logística Reversa de Embalagens (ASLORE), o programa funciona desde 2020 e integra uma série de ações da agenda ESG da companhia, que também fazem parte da estratégia de transformação do negócio por um futuro sem fumaça, com a substituição dos cigarros por alternativas de menor toxicidade.
Alinhado à Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), o programa da PMB é mantido por meio da ASLORE, responsável pela implementação e operacionalização de projetos de recuperação de materiais recicláveis, e que apoia 93 cooperativas de todo o País e mais de 2.500 catadores, contribuindo assim para o fortalecimento da cadeia de reciclagem.
Segundo Mateus Guterres, especialista em Sustentabilidade da PMB, esta iniciativa está interligada à estratégia global da empresa, relacionada ao impacto pós-consumo. “Acreditamos que a logística reversa é um trabalho conjunto de todos os atores que geram resíduos pós-consumo de seus produtos. Se todas as empresas buscarem mitigar ou eliminar esse impacto, por meio da reciclagem, em um futuro próximo chegaremos à economia circular fluida e autossuficiente, em benefício de toda a sociedade e do meio ambiente. A PMB quer fazer parte disso”, afirma Guterres. “Além disso, reforça políticas de conformidade da empresa, em atendimento não só à legislação ambiental brasileira, mas também aos princípios de sustentabilidade”, conclui.
Resíduos são um compromisso
Em uma outra frente, a PMB lançou no Brasil, em 2022, a campanha institucional global Nosso Mundo Não é um Cinzeiro, com a proposta de aumentar a conscientização e promover mudança no comportamento e nas atitudes em torno do descarte das bitucas de cigarro. A iniciativa está alinhada à meta global da PMI de reduzir o lixo plástico de seus produtos (que inclui a bituca de cigarro) em 50% até 2025.
Além de conscientizar para o problema do acúmulo das pontas de cigarro no meio ambiente, a campanha tem realizado ações práticas com a instalação de bituqueiras em São Paulo e a distribuição bituqueiras portáteis em praias dos estados do Sul, Bahia, Rio de Janeiro, além de municípios do interior de São Paulo, como Ribeirão Preto e São José do Rio Preto.
Todo o material recolhido pela campanha Nosso Mundo Não é Um Cinzeiro passa por um processo de reaproveitamento, para conversão em papel reciclado, em uma parceria da PMB, com a empresa Poiato, de Campinas (SP), única no País credenciada para realizar este trabalho.
Sobre a Philip Morris Brasil
A Philip Morris International (PMI) é uma empresa internacional líder em tabaco que trabalha para oferecer um futuro sem fumaça, expandindo seu portfólio a longo prazo para incluir produtos fora do setor de tabaco e nicotina, sem alterações na cadeia produtiva. O atual portfólio de produtos da empresa consiste principalmente em cigarros e produtos sem fumaça, incluindo tabaco aquecido, vapor e produtos de nicotina oral. Desde 2008, a PMI investiu mais de US$ 10.5 bilhões no desenvolvimento de produtos inovadores sem fumaça, cientificamente substanciados, para adultos que, de outra forma, continuariam a fumar. Isso inclui a construção de capacidades de avaliação científica de classe mundial, principalmente nas áreas de toxicologia de sistemas pré-clínica, pesquisa clínica e comportamental, bem como estudos pós-mercado. Em novembro de 2022, a PMI adquiriu a Swedish Match – empresa líder em produtos de entrega oral de nicotina. A Food and Drug Administration (FDA) dos EUA autorizou a comercialização de versões dos dispositivos e consumíveis IQOS Platform 1 da PMI como Produtos de Tabaco de Risco Modificado (MRTPs), constatando que as ordens de modificação de exposição para esses produtos são apropriadas. A Philip Morris Brasil atua no País há mais de 45 anos, e segue as diretrizes globais para a criação de um futuro com uma nova categoria de produtos sem fumaça. Em 31 de dezembro de 2022, 73 mercados dispunham de produtos sem fumaça da PMI, e a empresa estima que aproximadamente 17.8 milhões de adultos em todo o mundo já mudaram para o IQOS e pararam de fumar. Os produtos sem fumaça representaram aproximadamente 32% da receita líquida total da PMI para o ano de 2022. Com uma base sólida e experiência científica, em fevereiro de 2021, a PMI anunciou sua ambição de expandir para as áreas de bem-estar e saúde e fornecer produtos e soluções inovadoras que visem atender às necessidades não atendidas de consumidores e pacientes. Para obter mais informações, visite www.pmi.com e www.pmiscience.com