Início Sem categoria Livro: O retrato do solo e do homem gaúcho

Livro: O retrato do solo e do homem gaúcho

Alyne Motta
[email protected]

Ana Cristina dos Santos/Divulgação
 
Seis páginas são dedicadas à cultura do tabaco

Uma obra de 240 páginas com fotografias de Eurico Salis, texto de Renato Dalto e pesquisa de Luiz Americano. Assim é o livro “Rio Grande do Sul – O solo e o homem”, que foi lançado oficialmente na noite de terça-feira, 2 de abril, no foyer do Theatro São Pedro, em Porto Alegre.
Dezenas de autoridades e convidados, entre eles o governador do estado, Tarso Genro, presenciaram o evento. O livro, que tem apresentação do gaúcho Luís Fernando Veríssimo, é uma das primeiras ações comemorativas aos 110 anos de história da Souza Cruz no Brasil, transcorridos neste mês de abril.

Ana Cristina dos Santos/Divulgação

Governador Tarso Genro, à esquerda, prestigiou lançamento do livro

O LIVRO
A obra, que será comercializada em livrarias, tem como foco o homem no meio rural, retratando aspectos marcantes da vida cultural e social do povo gaúcho, oriundos de várias etnias que chegaram ao Estado, bem como as paisagens naturais das principais regiões do Rio Grande do Sul.
A publicação também será usada em ações de divulgação institucional do Estado realizadas pelo Governo do Rio Grande do Sul. A cultura do tabaco está evidenciada das páginas 68 a 73, com fotos de produtores em meio a lavouras e a outras atividades com tabaco em propriedades de Santa Cruz do Sul.
“Qualquer lente que retrate o Estado tem que mostrar o tabaco pela sua importância na renda do produtor, pelos empregos e pela receita que gera, sob pena de ser um trabalho incompleto”, destacou o secretário estadual da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi.

Ana Cristina dos Santos/Divulgação

Carlos Palma, Dimar Frozza, Luiz Fernando Mainardi e Eurico Salis

APOIO
O gerente de Assuntos Corporativos da Souza Cruz, Carlos Palma, esteve no lançamento, assim como o diretor de Tabaco da Souza Cruz, Dimar Frozza, que prestigiou o coquetel e destacou a importância desta obra para a história do Rio Grande do Sul.
“São imagens que retratam a essência de um povo, que fez e que faz história. E nós, que temos o maior orgulho de fazer parte desta trajetória, não poderíamos deixar de apoiar esta publicação justamente no ano em que comemoramos 110 anos no Brasil”, frisou.
“Esta é uma obra coletiva, fruto de esforço de muitas pessoas. Por isso, só tenho que agradecer a todos que ajudaram para que o livro acontecesse”, enfatizou o fotógrafo Eurico Salis, responsável pelas imagens contidas na obra.