Cristiano Silva
[email protected]
Rolf Steinhaus
Semana Literária, Feira do Livro e lançamento de obra
estimulam a literatura nos alunos
Buscando utilizar a leitura como fonte de prazer e informação, ampliando o repertório dos alunos com diferentes gêneros de textos, autores, ilustradores, e construindo uma história de leitor, a Escola Estadual de Ensino Fundamental Bruno Agnes está realizando, durante toda esta semana, diversos eventos literários para os seus alunos, professores, funcionários e comunidade.
A 5ª Semana Literária traz, desde segunda-feira, 11 de novembro, palestras, oficinas e encontros com escritores dos mais diversos. Na segunda-feira ocorreu uma oficina poética com a professora Ana Luiza Martins da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), além de um encontro com o escritor e poeta porto-alegrense Walmor Santos. No mesmo dia ainda teve uma exposição de poesias construídas pelos alunos na Biblioteca José de Alencar localizada na Escola Bruno Agnes, além da peça teatral “Quem Matou Honorato, o Rato?” de Lilian Sypriano.
Na terça-feira, 12 de novembro, um sarau poético com o poeta Dilso José dos Santos marcou a manhã, que ainda contou com a presença da escritora e ex-aluna da Escola Bruno Agnes, Angelita Borges, que apresentou o seu livro “Stella Devonne”. A terça-feira ainda contou com a apresentação da peça teatral com fantoches “Vira Bicho” de Luciano Trigo.
Já na quarta-feira, 13 de novembro, um encontro com o escritor homenageado da última Feira do Livro de Santa Cruz do Sul, Mauro Klafke, marcou a manhã com os alunos, que tiveram a oportunidade de ter um bate papo com o autor dos livros trabalhados em aula “Jacarandás de Novembro” e “Um Copo de Vinho para Cantar”.
Ainda na manhã de quarta-feira, ocorreu a 6ª Feira do Livro da Escola Bruno Agnes, juntamente com a Livraria Sins, através da venda de livros infantis. A Semana Literária se encerra hoje, 14 de novembro, com peças de teatro, contação de história e um encontro com o autor CassioneiPetry no Saguão da Escola.
Segundo o vice-diretor e supervisor escolar da Escola Estadual de Ensino Fundamental Bruno Agnes, Dionisio Júlio Beskow, a Semana Literária é uma atividade além do que a Escola já realiza durante todo o ano. “O que nós fizemos é uma atividade mais pontual de uma semana para celebrar a leitura. Com essa ideia de fazer o projeto na Escola, durante o ano temos diversas outras atividades”.
De acordo com a professora Márcia Helena Fredrich de Freitas, o evento teve uma preparação, principalmente para os alunos chegarem entendidos sobre os autores e livros nos momentos dos encontros: “As obras são trabalhadas em aula para os alunos poderem interagir bem com os autores e com os eventos da Semana Literária” revela a professora.
Rolf Steinhaus
Escritor Mauro Klafke participou da 5ª Semana Literária da
Escola Estadual de Ensino Fundamental Bruno Agnes
CONVERSANDO COM OS NOSSOS TEXTO
Além da 5ª Semana Literária e 6ª Feira do Livro, a Escola Estadual de Ensino Fundamental Bruno Agnes, através do vice-diretor e supervisor escolar Dionisio Júlio Beskow e da professora Márcia Helena Fredrich de Freitas, lançou o livro “Conversando Com os Nossos Textos” na última segunda-feira, 11 de novembro, na Livraria Iluminura em Santa Cruz do Sul. No livro, os autores discutem o fazer pedagógico na leitura e na escrita após o ciclo de alfabetização.
“O livro se divide em partes. Na primeira parte são teorias que fundamentam a leitura que mostramos aos professores, depois contextualizamos a leitura para daí partir para os textos como objeto da prática. A partir daí verificamos quais gêneros vamos tratar com os alunos. Discutindo isso fizemos uma conversação com os alunos aplicando a parte teórica na prática” revela Dionisio.
Além da parte teórica escrita e fundamentada pelos autores, os textos, contos, crônicas, memórias e histórias do livro foram produzidas em sala de aula pelos alunos da Escola Bruno Agnes. “Cerca de 30 alunos escreveram os textos que estão no livro” destaca a professora Márcia.
“Nosso grande objetivo aqui no Bruno Agnes é formar uma comunidade de leitores. A biblioteca da escola não é só da escola, é da comunidade. Se pudermos incentivar e criar cada vez mais alunos como a própria Angelita Borges, que é fruto da escola, já lançou sua obra e faz parte da programação da Semana Literária,para nós é de grande satisfação” finaliza Dionisio.
Divulgação / EEEF Bruno Agnes
Dionisio Júlio Beskow e Márcia Helena Fredrich de Freitas lançaram na última segunda-feira,
na Livraria Iluminura, o livro “Conversando Com os Nossos Textos”