Atender o chamado às situações de emergências humanitárias é um dos objetivos de Lions Clube Internacional, e ao ver que o município de Santa Cruz do Sul foi assolado pelas fortes chuvas, que afetou dezenas de famílias, os associados do Lions Clube SP Elos resolveram ajudar.
“Em um dos grupos de mensagens instantâneas recebi um pedido de ajuda da Alessandra Gruendling, ex-associada do programa de LEO Clubes, onde comunicava que a cidade tinha sido devastada pelas chuvas e que inúmeras famílias haviam perdido tudo. Na hora eu sabia que precisava ajudar, conversamos com a liderança do clube e no dia seguinte, já estávamos divulgando a campanha ‘SOS Santa Cruz do Sul/RS’ para arrecadar alimentos, água e o que mais as pessoas pudessem doar” conta André Cazaroto, presidente do Lions Clube de SP Elos. “Os Lions Clubes existem para atender também as emergências humanitárias, nosso lema é servir desinteressadamente e como somos um clube novo, temos muita energia para ao trabalho voluntário”, completa.
A campanha mobilizou outros Lions Clubes de São Paulo capital e do interior. A mobilização foi realizada pelos grupos de mensagens instantâneas e as coletas dos donativos foi realizada pelos clubes. A parceria com a empresa de transporte LKC Transportes Eireli, proporcionou que as doações chegassem em Santa Cruz do Sul.
“Nós ficamos emocionados, a gente não estava entendendo muito bem o que estava acontecendo, aquele monte de doações chegando emocionou os voluntários do Grupo do Bem”, relata Alessandra Gruendling, uma das voluntárias e coordenadora local da ação. “Eu já estava emocionada com as fotos das doações quando elas ainda estavam em São Paulo, mas quando chegou aqui a primeira entrega, eu chorei” completa ela.
No total foram arrecadados: 508 quilos de alimentos, 400 sabonetes, 150 cremes dental, 330 quilos de roupas, 178 litros de água mineral, 140 brinquedos, materiais de limpeza, livros, calçados, utensílios domésticos, colchões e outros donativos que as famílias estavam precisando.
“Até uma cadeira de cabelereiro e uma chapinha veio na doação. Alessandra informou que este material servirá para ajudar uma família que perdeu seu salão. Uma poltrona de amamentar e um carrinho de bebê também foi enviado, porque sabemos que esse tipo de doação, vai ajudar uma das famílias afetadas” lembrou André.
A campanha teve a duração de 10 dias e com os donativos arrecadados em São Paulo, estima-se atender pelo menos 200 pessoas. A segunda remessa chegou em Santa Cruz do Sul, na quinta-feira, 11 de fevereiro, e será distribuída para as famílias pelo de voluntários do ‘Grupo do Bem’, de Santa Cruz do Sul.
SOBRE O LIONS
Formado por ex e atuais associados do programa de LEO Clube de Lions Clubes Internacional, o Lions Clube SP Elos foi fundado no dia 22 de dezembro de 2020. Conta com 22 associados, de oito cidades, representando cinco estados diferentes. O lema da atual gestão 2020/2021 é ‘Servindo com simplicidade e entusiasmo’.