LUANA CIECELSKI
[email protected]
Linha Santa Cruz ganhará em breve um Centro Integrado de Segurança Pública. O anúncio foi feito na tarde dessa terça-feira, 28 de novembro. A estrutura que já está em processo de construção é uma iniciativa da Associação dos Moradores de Linha Santa Cruz (Amorlisc), do Rotary Club Cidade Alta, instalado na localidade, e do Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro). O centro policial ficará ao lado da antiga cooperativa, na Avenida Prefeito Orlando Oscar Baumhardt, em um terreno que foi doado pela Amorlisc.
Depois de pronta, conforme aponta o vice-presidente da Amorlisc, Ricardo Bringmann, a sede terá 58 metros quadrados e poderá abrigar a Guarda Municipal, Fiscalização de Trânsito, Brigada Militar e Polícia Rodoviária Estadual. Toda a obra, porém, será feita com base em doações de empresas e comunidade. Para que pudesse sair do papel, o Centro Integrado já recebeu a doações do projeto da obra feito pelo Engenheiro Fernando Rovedder da Suhma Engenharia, de madeira da Madegass, de ferragens e furações da Dalmac Materiais de Construção, de 30 sacos de cimento da Arte Materiais de Construção, além de uma carga de brita e uma de areia da Prefeitura de Santa Cruz do Sul.
Para que continue sendo feita, porém, muitas doações ainda serão necessárias. Quem tiver interesse pode entrar em contato com o presidente da Amorlisc, Claudiomiro Flores, pelo telefone (51) 99762-2259, ou com o vice-presidente Ricardo, pelo telefone (51) 99974-6479. Ao término da obra, uma placa com os nomes dos doadores será confeccionada e afixada junto ao prédio.
Claudiomiro destaca ainda que o prédio servirá para aumentar a segurança da comunidade. “Linha Santa Cruz está crescendo e todos vinham sentindo a necessidade de um espaço como esse”, destaca. Ele aponta ainda que a conclusão da obra do viaduto tende a aumentar o movimento do bairro. Ricardo lembra também que o Centro Integrado fará uma ligação da cidade com o interior, podendo prestar auxílio a localidades como Boa Vista, São Martinho, Linha Nova, entre outros.
Além disso, em reuniões realizadas com o Secretário Municipal de Segurança, Henrique Hermany e com o Comandante do Comando Regional de Policiamento Ostensivo (CRPO), Tenente Coronel Valmir José dos Reis, já foi confirmado o apoio. “O coronel Reis já garantiu que uma viatura será disponibilizada para o local”, disse Claudiomiro. A Amorlisc contará ainda com todo o apoio do Rotary Club Cidade Alta que continuará ajudando a levantar fundos para a construção do prédio. Como ele dependerá totalmente dessas doações, ainda não há previsão de termino das construções.