Suilan Conrado
[email protected]
A partir de amanhã, 24, o Túnel Verde que embeleza o centro de Santa Cruz do Sul passará por uma limpeza. O trabalho será desenvolvido pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente e consiste na retirada dos galhos secos que ameaçam cair, com o objetivo de evitar danos para os motoristas e pedestres.
As quadras entre a Rua Senador Pinheiro Machado e a Ramiro Barcelos serão as primeiras a passar pela limpeza, e estarão interditadas na manhã deste domingo. Nos próximos fins de semana, outros pontos do Túnel Verde devem ser limpos.
TRÂNSITO
Já na manhã de hoje, 23, conforme a Secretaria Municipal de Transportes, uma equipe trabalha na pintura da sinalização horizontal na esquina das ruas Gaspar Silveira Martins e Coronel Oscar Jost, desde as 8 horas. As referidas ruas estão interditadas para o trabalho.
PRESERVAÇÃO
Um projeto de lei com a intenção de preservar o Túnel Verde tramita na Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul desde a semana passada. A proposta partiu do vereador Gerson Trevisan (PSDB) que defende a manutenção das árvores por meio de podas corretivas. “O túnel faz parte do cenário turístico de Santa Cruz, precisa de proteção”, argumenta o parlamentar. Trevisan não descarta uma possível audiência pública para tratar do projeto, que dentre as medidas de proteção, inclui ainda o plantio adequado de novas mudas de Tipuana, evitando o crescimento das raízes da árvore sobre a calçada.
Existem 295 Tipuanas localizadas na região central, entre as ruas Manoel Antônio de Oliveira e Tiradentes, numa extensão de 780 metros.
Rolf Steinhaus
Projeto que visa preservar o Túnel Verde, tramita no Legislativo municipal