Início Geral Lideranças retomam projetos e iniciativas do Novos Rumos

Lideranças retomam projetos e iniciativas do Novos Rumos

Ações do Novos Rumos serão retomadas

Na última quinta-feira, 15, líderes locais se reuniram ao meio dia para retomar projetos e iniciativas do projeto Santa Cruz Novos Rumos, que nasceu, em 2008, das discussões de diversas lideranças da sociedade santa-cruzense preocupadas com o desenvolvimento econômico e social do município. Atualmente, o projeto é liderado pela Associação Santa Cruz Novos Rumos (Ascnor), que tem um planejamento estratégico para 20 anos (2008/2028). “Queremos retomar as nossas ações, fortalecer o nosso grupo e sensibilizar demais lideranças do município”, destacou o presidente da Ascnor, Flávio Haas.

Durante a reunião, algumas definições foram traçadas. O primeiro passo será retomar os fóruns temáticos, que são norteados por quatro assuntos principais: Tecnologia e Inovação; Infraestrutura; Agronegócio; e Desenvolvimento Econômico. As lideranças presentes no almoço irão coordenar cada fórum. Entretanto, o grupo pontuou a necessidade de outros líderes se juntarem à causa. “Precisamos de pessoas com vontade de fazer”, salientou Haas. Outros assuntos também estiveram na pauta, como os 10 anos do Novos Rumos, que serão completados no dia 25 de abril, e auxílio a outras ações que vão ao encontro dos objetivos do projeto.

CIDADE

Outro tema conduzido durante a reunião diz respeito ao Programa O Futuro da Minha Cidade, em que um seminário abordou a proposta no dia 30 de novembro de 2017 com a presença de cerca de 100 pessoas. Quem trouxe o assunto para a reunião foi o vice-presidente do Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Rio Grande do Sul (Sinduscon-RS) e coordenador da Regional Vale do Rio Pardo, Auro Schilling, que pediu o auxílio e orientação do Novos Rumos para sensibilização e mobilização dos que participaram do evento. “Nós, moradores de Santa Cruz do Sul, é que temos que pensar o que queremos para a nossa cidade”, destacou.

PROJETO

O presidente da Ascnor frisou que o projeto ainda tem muitos desafios para vencer e, que, neste momento, o empenho de todos é essencial para que as ações que apontam alternativas para o desenvolvimento sustentável sejam colocadas em prática. Além do que foi discutido durante a reunião almoço, outras atividades que foram iniciadas em anos anteriores serão resgatadas conforme a organização de cada fórum temático. São elas: diagnóstico da Cadeia de Hortifrutigranjeiros, ampliação do Aeroporto Luiz Beck da Silva, criação de uma Plataforma Logística, construção de Centro de Eventos e Convenções, entre outras.