Início Geral Licitação da água: Corsan é habilitada na primeira etapa do processo

Licitação da água: Corsan é habilitada na primeira etapa do processo


Mara Pante
 
A prefeita Kelly Moraes reuniu a imprensa no final da tarde de ontem, 06, para anunciar que encerrada a primeira etapa do processo de licitação, que é a análise dos documentos, a Companhia Riograndense de Saneamento – Corsan é a única habilitada a seguir em frente. As duas outras candidatas – Foz do Brasil e Águas do Brasil – deixaram de entregar documentos na forma exigida pelo edital e foram desabilitadas. A Corsan por sua vez, cumpriu rigorosamente os preceitos do edital e segue na disputa. Porque, mesmo tendo ultrapassado esta primeira exigência, ainda terá que comprovar condições técnicas e financeiras para ganhar a concessão. Caso não o consiga, o edital se dá por findo e um novo edital deve ser lançado.
Participaram da entrevista coletiva, o vice Luiz Augusto Costa a Campis, o procurador jurídico Luciano Almeida e a secretária de Governo Marla Hansen.
 
Após esta primeira decisão – que pode ser revista levando em conta o direito e o prazo para recurso de cinco dias das demais -, a Comissão de Licitação dá seguimento ao processo, avaliando as propostas técnica e financeira. O prazo para recurso começa hoje, quando as duas concorrentes desabilitadas recebem intimação via e-mail. “O governo municipal sempre buscou um processo de licitação íntegro, transparente, idôneo. Queremos garantir o melhor para a população. As próximas etapas agora são a análise das propostas técnicas e de preço”, pontuou Luciano Almeida. 
 
A prefeita Kelly Moraes diz que uma situação que vinha sendo desvirtuada há três anos, que na realidade seria sua insistência em fazer cumprir um processo licitatório liso e definitivo, agora está solucionada. Se a Corsan passar pelas próximas etapas, assume a concessão, sob fiscalização do município conforme reza o edital.
 
Foto: Larissa Moritzen
O procurador Luciano Almeida, a prefeita Kelly Moraes e o vice Campis:
anúncio da continuidade de um processo que se desenrola há mais de ano