Tiago Mairo Garcia
[email protected]
Com o objetivo de conquistar novamente a América e disputar o Mundial Interclubes, Internacional e Grêmio iniciam nesta semana a disputa da rodada de ida pela fase de oitavas de final da Taça Libertadores da América 2020. Na quarta, 25, às 21h30, o Internacional recebe o Boca Juniors, da Argentina, no Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre. Já o Grêmio joga na quinta, 26, às 21h30, contra o Guarani, no Estádio Defensores Del Chaco, em Assunção, no Paraguai.
Inter x Boca Juniors irão se encontrar pela primeira vez na Taça Libertadores da América. As duas equipes já se enfrentaram em fases eliminatórias da Copa Sul-Americana, com os argentinos eliminando o Inter nas semifinais de 2004 e nas quartas de final em 2005. Já o colorado eliminou o Boca nas quartas de final de 2008, ano que a equipe gaúcha conquistou o título da competição continental.
No duelo contra os argentinos, o técnico Abel Braga, que testou positivo para coronavírus, não poderá treinar a equipe. O auxiliar Leomir de Souza comandará o time, que vem de eliminação nas quartas de final da Copa do Brasil e não vence há cinco jogos no Campeonato Brasileiro. No domingo, 22, a equipe colorada foi derrotada pelo Fluminense por 2 a 1 no Beira-Rio, em Porto Alegre.
Em coletiva concedida na tarde de ontem, 23, o meia D´Alessandro informou que não irá renovar o seu contrato e que se despedirá do Inter quando encerrar o seu vínculo no dia 31 de dezembro de 2020. Ele seguirá carreira em 2021 por outro clube.
Em 12 anos de Inter, D´Alessandro conquistou a Sul-Americana (2008), Libertadores (2010), Recopa (2011), seis Gauchões (2009, 2011, 2012, 2013, 2014 e 2015) e duas Recopas Gaúchas (2016 e 2017). Ele estará em campo nos dois jogos contra o Boca Juniors pela Copa Libertadores da América, dando início ao seu processo de despedida do colorado.
O provável time do Inter deverá ter Marcelo Lomba, Rodinei (Heitor), Rodrigo Moledo (Zé Gabriel), Victor Cuesta e Moisés (Uendel). Rodrigo Dourado, Edenilson, Nonato e D´Alessandro. Yuri Alberto (Caio Vidal) e Thiago Galhardo.
Já o Grêmio volta a enfrentar o Guarani, do Paraguai, pela competição continental. As equipes se enfrentaram quatro vezes, sendo dois jogos pelas oitavas de final da Libertadores de 1997, onde o tricolor avançou nos pênaltis e na fase de grupos de 2017 com o time empatando no Paraguai e vencendo em Porto Alegre. A campanha culminou no tricampeonato da equipe gaúcha na competição continental.
Para o jogo de quinta, no Paraguai, o tricolor tentará manter o bom momento. A equipe está classificada para as semifinais da Copa Brasil e não perde há sete jogos no Campeonato Brasileiro (cinco vitórias e dois empates na competição nacional). No último domingo, 22, a equipe empatou em 0 a 0 com o Corinthians, em São Paulo. O provável time a ser escalado pelo técnico Renato Portaluppi deverá ter Vanderlei, Victor Ferraz (Orejuela), Pedro Geromel, David Braz (Rodrigues) e Diogo Barbosa (Cortez). Matheus Henrique, Darlan, Jean Pyerre e Pinares (Luis Fernando). Pepê e Diego Souza.