Início Sem categoria Latte Art: desenhos no café pelas mãos hábeis do barista

Latte Art: desenhos no café pelas mãos hábeis do barista

Alyne Motta – [email protected]

Hoje em dia é muito comum você ir a uma cafeteria, pedir um café expresso e receber uma bebida decorada, que dá pena de consumir. Essa técnica chama-se Latte Art, e refere-se à forma como o barista despeja o leite vaporizado na xícara, formando desenhos e palavras.
Mais do que transformar o café numa arte, é uma forma de demonstrar que o profissional se preocupa com o bem servir, assim como os bartenders decoram seus coquetéis. Um diferencial da parte do profissional e das cafeterias que também prezam por qualidade em seus produtos.

Alyne Motta

Gosto e beleza reunidos no mesmo café

E Santa Cruz do Sul não fica de fora com a beleza dos cafés, servidos na Iluminura Livraria e Cafeteria. De acordo com a proprietária Cristine Dahmer, que também é barista, a ideia dos desenhos é dar um toque a mais nas bebidas. A arte chegou à região Sul em 2007.
“No início, a técnica não era muito utilizada aqui, mas bem difundida nos grandes centros”, explica Cristine. Com o passar dos anos, as pessoas foram conhecendo o Latte Art e popularizando. “Hoje as pessoas já pedem o café esperando os desenhos”, acrescenta a proprietária da Iluminura.

Alyne Motta

Cássia e Cristine: habilidade e criatividade para desenhar sobre o leite

A TÉCNICA
Os desenhos, feitos por um barista, variam conforme o leite vai sendo despejado na xícara. Com muita habilidade e criatividade, as mais diversas figuras vão surgindo. Na Iluminura, além de Cristine, a barista Cássia Santos Lopes é responsável pelas imagens no café.

“Oferecemos cursos para todos os nossos funcionários, a ponto de que sejam capazes de formar os desenhos”, comenta a proprietária. Ela explica que, com um mês de muita prática e vontade, uma pessoa consegue produzir o Latte Art. “É preciso muito treino. Se não for constante, perde a habilidade”, acrescenta.
Para realizar a técnica, além do café e do leite vaporizado, os baristas da Iluminura utilizam o chocolate em calda e em pó. “Através da união destes elementos é que conseguimos desenhar sobre o leite”, explica Cristine. O toque final é conquistado com a calda.   

Alyne Motta

Passo 1: O chocolate em pó é colocado sobre o café

Alyne Motta

Passo 2: O leite vaporizado sendo derramado

Alyne Motta

Passo 3: Com a calda de chocolate, os nomes vão sendo escritos

Alyne Motta

Passo 4: O café pronto para beber

CONCURSOS
Como a popularidade das bebidas feitas em expresso tem aumentado a cada dia, a arte de desenhar em café também tem crescido. E com este desenvolvimento da popularidade da Latte Art, algumas competições têm aparecido, ao redor do mundo, para que os baristas possam mostrar suas habilidades.

A Latte Art é considerada, por muitos consumidores de café, o toque final, a coroação de uma primorosa bebida feita à base de expresso. Em função de seu impacto visual e a crescente importância da técnica nos cafés pelo mundo, há uma preocupação de nunca deixar o sabor ficar em segundo plano.

Nas competições e reuniões de baristas, os praticantes da técnica são sempre encorajados a priorizarem a atenção à qualidade do expresso e do leite, antes de pensarem em como será feita a arte visual. “Não adianta ser bonito, se não for gostoso”, finaliza Cristine.