Guilherme Athayde
[email protected]
Mais um passo para a construção do Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale) foi dado na manhã dessa sexta-feira, 1º, com a assinatura do edital para a contratação de empresa interessada em construir o prédio onde será instalada a nova estrutura de saúde em Santa Cruz do Sul. A obra, de cerca de R$ 2,5 milhões, será erguida com recursos dos municípios da Associação de Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp), mais uma emenda do deputado federal Heitor Schuch.
Segundo o prefeito Telmo Kirst, “o Centro de Especialidades Médicas será construído em uma área nobre e consolidará Santa Cruz do Sul como referência na área da saúde, aliado aos serviços já prestados pela rede de atenção básica”.
O Cisvale será construído ao lado da Praça Siegfried Heuser, na Rua Ernesto Alves. A estrutura terá 879,30 metros quadrados, onde funcionarão dez consultórios médicos, que irão realizar cerca de 200 consultas especializadas por dia e outros 500 atendimentos de serviços auxiliares, beneficiando mais de 343 mil habitantes dos municípios que compõem a Amvarp, segundo o poder público.
Para o prefeito de Rio Pardo, Fernando Schwanke, a importância do momento é muito grande. “Acho que o Cisvale vai deixar marcas importantes. Essa modernização administrativa, que iniciou nos meus dois primeiros anos de mandato (frente à Amvarp) e continuou com o mandato do prefeito Telmo, acaba desembocando nesse sonho, que era de todos os municípios, de ter um centro de referência em saúde”.
Já para o prefeito de Candelária, Paulo Butzke, o Cisvale representa uma melhoria na prestação de serviços ao cidadão.
“Muitas vezes, o município precisaria encaminhar o paciente através do Estado, para locais distantes. Precisa de serviço de ambulância, médico, motorista, uma despesa muito grande. E nós, tendo essa prestação de serviço aqui, através do Cisvale, nos facilita e muito em termo de prestação de serviços. Esse espaço físico representa proporcionar um conforto e comodidade maior, a ampliação da oferta de serviços”.
Além dos prefeitos municipais, acompanharam a reunião a diretora-executiva do Cisvale, Léa Vargas, e diversos secretários municipais de Santa Cruz do Sul.