Um dos pontos turísticos mais frequentados pelos santa-cruzenses e por turistas, o Lago Prefeito Telmo Kirst, foi o local escolhido para a realização de um ato simbólico na quinta-feira, 21, em alusão ao Dia da Árvore.
Com a presença da prefeita Helena Hermany, do secretário de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade, Cesar Cechinato, de servidores do município, em parceria com a Secretaria de Obras e Infraestrutura, ocorreram dois momentos que representam também o início de um projeto ambiental e paisagístico no local.
Em um dos pontos, do lado esquerdo do complexo, próximo de onde será instalado um dos módulos, que conterá toda a estrutura para quadras esportivas, sanitários, academia, entre outras atrações, foi plantado uma Palmeira Jerivá no canteiro em meio à pista de ciclovia e de caminhada.
De acordo com o titular da pasta, Cesar Cechinato, nesta primeira etapa, serão plantadas 60 mudas, intercaladas com outras da espécie liquidâmbar. O espaço conterá ainda um projeto de iluminação, com a instalação de 60 postes, e no futuro ainda serão disponibilizadas ilhas no trecho com bebedouros e bancos.
Nesta primeira fase do projeto de arborização e paisagismo, que ocorre em parceria com a empresa Mercur, o plantio contemplará ainda mais 1.340 mudas, totalizando 1.400, entre árvores nativas, exóticas, frutíferas e de sombra, que serão distribuídas no entorno dos módulos e nos estacionamentos de veículos.
Após o plantio, a prefeita Helena Hermany agradeceu a parceria com a Mercur pela arborização no Lago Prefeito Telmo Kirst, e pediu a colaboração da comunidade para deixar também a cidade mais arborizada. “Nossa cidade é muito privilegiada, pois temos espaços muito bonitos, como o Túnel Verde e o Cinturão Verde, que precisamos preservar. Mas peço para que as famílias plantem pelo menos uma árvore no pátio ou na frente de suas casas, para deixar Santa Cruz cada vez mais verde”, frisou.
Ainda em alusão ao Dia da árvore, outras 30 mudas de araçá nas cores amarelo e vermelho, doadas pela Afubra, foram plantadas nos canteiros, na entrada do complexo. O plantio foi realizado por servidores da Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade.
Como surgiu a data
O Dia da Árvore é comemorado no dia 21 de setembro. A data foi escolhida por anteceder o início da primavera no Hemisfério Sul que, dependendo do ano, pode ocorrer entre os dias 22 e 23 de setembro. O objetivo deste dia é conscientizar sobre a importância da preservação das árvores e das florestas, incentivando a proteção do meio ambiente com atitudes que trazem benefícios à natureza. O Brasil tem uma árvore que é o seu símbolo, o Pau-Brasil (Caesalpinia echinata). A árvore foi declarada árvore nacional através da Lei nº 6.607, de 7 de dezembro de 1978.
Tudo começou em 10 de abril de 1872, quando um jornalista decidiu plantar muitas árvores onde vivia, em Nebraska, nos Estados Unidos. O “Day Arbor” foi um marco para conscientização sobre o impacto gerado pela remoção de árvores na natureza, e como isso afetaria a vida a longo prazo. No Brasil, apesar de ainda ser comemorado, o Dia da Árvore foi substituído pela Festa Anual das Árvores. Em função do clima, ela é comemorada durante a última semana de março nos estados do Norte e do Nordeste, e na semana do dia 21 de setembro nos estados do Centro-Oeste, Sul e Sudeste.
A Festa Anual das Árvores foi instituída pelo Decreto nº 55.795, de 24 de fevereiro de 1965. Mesmo com esta mudança, o Dia da Árvore, em setembro, ainda é lembrado nas escolas e na mídia. No dia 21 de março é comemorado o Dia Internacional das Florestas e da Árvore, que tem o mesmo propósito do Dia da Árvore, mas está associado à chegada da primavera no Hemisfério Norte. Fonte: calendarr.com