Luísa Ziemann
[email protected]
Um dos pontos turísticos do município mais frequentados pelos santa-cruzenses tem ganhado cada vez mais atrativos. O Lago Prefeito Telmo Kirst, conhecido por todos como Lago Dourado, passou por uma série de intervenções e melhorias nos últimos meses e, de acordo com o poder público, as novidades não vão parar por aí. Além da grande área do lago, que é apta para a realização de diversas práticas esportivas, o espaço recebe diariamente dezenas de pessoas que utilizam o entorno para caminhar, correr ou andar de bicicleta.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Marcio Martins, a prefeitura vem investindo em melhorias e atrações para tornar o espaço cada vez mais aprazível. “A ideia é que o Lago seja um lugar onde a comunidade santa-cruzense e os turistas tenham espaço qualificado de lazer”, salienta o secretário. Durante muitos anos, o local foi utilizado pelos moradores da cidade quase que somente para a prática de caminhada, corrida ou ciclismo em meio à natureza. Porém, isso vem mudando – e outras práticas esportivas também ganharam seu espaço no complexo.
“Temos investido em equipamentos e estruturas que permitem que as pessoas usufruam deste espaço para se exercitar em práticas coletivas e individuais”, destaca o chefe da pasta. “Foram instaladas duas quadras de areia para esportes como beach tennis, futevôlei e vôlei. Há, ainda, academia ao ar livre, equipamentos para brincadeiras infantis e goleiras para futebol.” Além destes investimentos, novos banheiros também foram construídos e o estacionamento foi ampliado.
Martins reitera ainda que é importante destacar o trabalho de preservação da história do espaço. “Essa é uma uma das maiores obras já realizadas em nossa cidade, responsável pelo abastecimento de água durante os períodos de estiagem. O gesto da prefeita Helena Hermany, rebatizando o local como Lago Prefeito Telmo Kirst e concedendo o nome de Complexo Esportivo Normélio Egídio Boettcher às áreas destinadas à prática de atividade física, é um importante reconhecimento ao trabalho de duas importantes figuras da trajetória de nosso município”, afirma Martins.
De acordo com o secretário, nos próximos meses, novas intervenções devem ser feitas, mas o clima ainda é de suspense. “Existem projetos e ideias que estão sendo avaliadas e serão divulgadas em um momento oportuno”, explica Martins. Enquanto isso, a comunidade santa-cruzense pode aproveitar os dias de sol e clima ameno deste outuno para visitar o Lago em família ou entre amigos – seja para praticar alguma atividade física, levar as crianças para brincar ou simplesmente para tomar um chimarrão em um amplo e belo espaço.
Bicicletas gratuitas à disposição dos frequentadores
Um dos grandes atrativos do local é a opção de pedalar no entorno no lago – com uma bela vista e uma pista adequada para ciclismo. Mas se engana quem pensa que é preciso ter sua própria bicicleta para usufruir deste benefício. Entre os equipamentos disponíveis para o público estão dez bikes que a população pode utilizar de maneira gratuita dentro do complexo. Para o uso das bicicletas, basta que o usuário preencha uma planilha, constando seu nome completo número do CPF e contato de telefone celular.
Os horários disponíveis em dias úteis são das 8h às 12 horas (retirada das bicicletas até as 11h) e das 14h às 17h (retirada até as 16h). Aos sábados, domingos e feriados elas ficam disponíveis das 8h às 12h (retirada até as 11h) e das 14h às 17h (retirada até as 16h). Outro ponto positivo do espaço é a segurança. A vigilância do Lago Prefeito Telmo Kirst é mantida por um servidor da Guarda Municipal durante todo o horário de funcionamento do local, das 8h às 18h.