A gestão da prefeita Helena Hermany tem se destacado pela execução de pavimentação em diversas ruas do centro, dos bairros e do interior de Santa Cruz do Sul. Um trabalho qualificado, que vem contando com o empenho do Laboratório de Solos e Asfalto da Secretaria de Obras e Infraestrutura (Seoi).
O Laboratório, em atividade há cerca de seis meses, dá respaldo técnico às obras de asfaltamento do município. O setor é conduzido pelo laboratorista Josué dos Santos Lucas e conta com outros dois auxiliares. A estrutura de trabalho vem sendo aparelhada pela secretaria com máquinas e equipamentos específicos para realizar ensaios de solos e asfalto.
O titular da secretaria, Edmar Hermany, salienta que o trabalho do Laboratório demonstra a preocupação com a qualidade das obras de pavimentação executadas pela Administração Municipal. “Este setor foi idealizado pensando em alcançar mais eficiência nos resultados do asfaltamento, seguindo os padrões técnicos exigidos”, afirmou.
Uma das tarefas do Laboratório é analisar a qualidade do asfalto adquirido pela Prefeitura para as pavimentações, em relação a características físico-químicas, através do teste em amostras. “Tudo isso traz segurança técnica para a execução das obras e economia para a Administração”, explicou.
Um das ferramentas do Laboratório é a viga benkelman, que teve sua estreia durante o recapeamento asfáltico da rua Oscar Jost, durante o ano passado. O dispositivo verifica o grau de deflexão do pavimento, ou seja, o quanto ele se movimenta ou é deslocado pela ação do peso dos veículos. A partir desta avaliação, que inclui o pavimento e sua base, é feito o dimensionamento da camada asfáltica a ser aplicada, considerando a espessura e a quantidade de produto a serem usados. O aparelho também é usado para avaliar manutenções preventivas que a via possa vir a necessitar.
Lucas estima que, com a chegada de novos equipamentos, o município de Santa Cruz do Sul contará com o que há de mais atual em termos de tecnologia da área. “Vamos figurar na vanguarda de Engenharia Rodoviária, ao lado de grandes municípios, como Porto Alegre, Curitiba e Rio de Janeiro”, salienta.