Início Geral Justiça manda soltar todos os presos da Operação Concutare

Justiça manda soltar todos os presos da Operação Concutare

Por volta das 16h desta sexta-feira, a Justiça Federal tomou a decisão de soltar todos os presos na Operação Concutare. Isto ocorreu após a análise dos pedidos de prorrogação e de revogação de prisão temporária recebidos. A Polícia Federal (PF) havia pedido a prorrogação das prisões de 10 suspeitos.
Entre os presos estavam os dois ex-secretários estaduais de Meio Ambiente, Carlos Fernando Niedersberg e Berfran Rosado, e o ex-secretário da área em Porto Alegre, Luis Fernando Záchia.
Do total de 18 presos pela PF na segunda-feira passada, três deles já haviam tido a ordem de soltura confirmada pela Justiça no início da tarde desta sexta-feira. Antes disso, durante a semana, outros cinco foram soltos.

Rehbein foi solto na quinta
O sócio da indústria de bebidas Celina Ltda, o santa-cruzense Celso Rehbein, foi solto na tarde de quinta-feira, 2, após prestar seu segundo depoimento à Polícia Federal (PF), em Porto Alegre. Rehbein havia sido preso na última segunda-feira em ação da Operação Concutare, da PF. A operação investiga supostas fraudes na concessão de licenças ambientais.
O advogado Ezequiel Vetoretti, responsável pela defesa de Rehbein, informou que o empresário já tinha sido ouvido na terça-feira, 30 de abril. “Meu cliente entregou espontaneamente documentos que comprovam que ele sempre agiu dentro da legalidade. Ele nunca recebeu dinheiro e nunca obteve nenhum tipo de vantagem. Essa licença, aliás, sequer foi concedida”, declarou Vetoretti ao jornal Zero Hora. A licença ambiental seria concedida para a exploração de uma fonte de água mineral.