Não foi a medalha que ela e a torcida esperavam, mas nem por isso a comemoração foi pequena. A gaúcha Mayra Aguiar garantiu o bronze no judô, na categoria até 78kg, ao derrotar a cubana Yalennis Castillo, nesta quinta-feira (11).
Mayra perdeu a chance de lutar pelo ouro ao ser derrotada pela francesa Audrey Tcheumeo na semifinal. Na luta, a brasileira recebeu dois shidos (punições), enquanto a francesa recebeu apenas um, por falta de combatividade. A torcida se manifestou contra a decisão da arbitragem, enquanto a judoca brasileira saiu do tatame chorando.
Na luta pelo bronze, contra Castillo, Mayra partiu para o ataque e rapidamente conseguiu um yuko, que no final garantiu a vitória e a terceira medalha do Brasil nos Jogos Olímpicos Rio 2016. As outras foram de Rafaela Silva, ouro também no judô, e Felie Wu, prata no tiro esportivo.
A medalha de ouro ficou com a americana Kayla Harrison, que venceu a francesa Tcheumeo com um ippon no finalzinho. Após a luta, ela admitiu que esperava enfrentar Mayra na final, tamanho o calor da torcida empurrando a brasileira. Por fim, arriscou um “amo o Brasil” em conversa com a equipe de reportagem do canal Sportv.
(Fonte: rio2016.com)