Alyne Motta – [email protected]
Na data em que se comemora o Dia Mundial da Água, 22 de março, o ex-prefeito de Santa Cruz do Sul, José Alberto Wenzel, lança a obra “Lago Dourado e Piscinões”, que tem como cenário a região da várzea urbana de Santa Cruz do Sul junto ao leito do Rio Pardinho.
Arquivo RJ
Para Wenzel, a obra surge quando sociedade discute sobre a água
O livro surge em tempo oportuno quando a sociedade, como um todo, discute a questão das águas. Na obra, as duas implantações revelam toda a história da gestão das águas, desde suas concepções iniciais até o momento atual, incluindo os conflitos e dificuldades que cercam ambos os empreendimentos.
No capítulo sobre o Lago, é apresentada a história das águas no que tange ao abastecimento urbano da cidade. Já sobre os piscinões, inclui os condicionantes hidrodinâmicos da Bacia Hidrográfica do Rio Pardinho que, segundo Wenzel, havia que se compreender de forma mais abrangente o comportamento das enchentes.
Aline Fröhlich Wenzel
Livro é lançado no Dia Mundial da Água
“Faces de uma mesma moeda, as secas conduziram a execução do lago, enquanto que as cheias exigiram atitudes de enfrentamento”, comenta José Alberto Wenzel. O livro, além dos textos escritos pelo autor, inclui a documentação legal que dá sustentação à obra.
O livro é uma novidade da Editora IPR e a sessão de lançamento acontece na noite de hoje, às 19h, na Livraria e Cafeteria Iluminura (Marechal Floriano, 471).