Início Esportes Jorge Leonardo se destaca no Estado

Jorge Leonardo se destaca no Estado

Em junho, Jorge participou da 3ª Etapa do Campeonato Gaúcho de BMX em Sapiranga

Sara Rohde 
[email protected]

O BMX é um esporte muito procurado por adultos, jovens, crianças e pelos pais que incentivam os filhos à prática. Existente desde a década de 70, a sigla significa Bicycle (B) Moto (M) Cross (X), esporte que remete as corridas de motos Free Style, conhecido como Motocross. Em Santa Cruz do Sul, Jorge Leonardo Santos de apenas três anos pratica o esporte pra valer e participa de diversos campeonatos, sendo o atleta mais novo do Estado. 
Jorge é apaixonado por BMX. Começou andando com a bike de rodinhas até seus pais o levaram para andar na Pista de Bicicross situada no Parque da Oktoberfest. Isso foi no início do ano e a partir dali, ele não parou mais. “Nós levamos ele para andar na Pista de Bicicross quando ele aprendeu a andar sem as rodinhas na bicicletinha dele. E desde ali ele adorou e começou a ir direto. Depois compramos uma bicicleta melhor que é a que ele corre atualmente, e está seguindo firme e forte”, disse o pai Félix Leonardo Santos. O incentivo vem dos pais Félix e Bruna Paula Santos, que fazem de tudo para ver o Jorge e a mana Maria Rosa realizados. 
Félix em especial é o grande apoiador do pequeno Jorge, já que andava de bike quando era mais novo e até em campeonatos participou em meados de 1998, ou seja, o gosto do pequeno Jorge vem de sangue. Quando lhe perguntam o que ele acha de andar de bike, ele responde: “legal”. 
De tão novo é a única criança com essa idade praticando o esporte no Rio Grande do Sul, ele está na modalidade Race (corrida), da categoria Boys 5/6 anos, a única disponível para seu tamanho. A inspiração vem de atletas locais Diego Lopes, Lucas Landesvatter, entre outros, já a facilidade em andar de bike também é influenciada pelas pistas atuais, que segundo os pais, são muito boas, bem técnicas e com curvas asfaltadas. 

 

O pequeno coleciona medalhas e já participou de cinco campeonatos

Jorge é a criança mais jovem do Rio Grande do Sul que pratica o BMX

Um orgulho para a família que já coleciona momentos marcantes. “O momento que mais nos marcou foi a primeira competição em pista de nível pró com grau de dificuldade alta realizada em Campo Bom. A descida da largada é maior do que a que temos aqui na cidade e o Jorge foi super destemido”, disseram os pais. “O esporte completo mexe com o corpo e a mente e pra ele é maravilhoso, pois tem evoluído a cada treino na escolinha. Além do pai que o incentiva muito ele conta com o treinamento dos professores da escolinha de BMX, Rafael Leites, Diego Lopes e Douglas Faccin. Lembrando que deixamos ele bem livre para brincar e treinar no seu tempo, assim para ele é uma diversão e ele pratica com o maior prazer”, completou Bruna. 
Cada treino é um aprendizado e cada corrida marca a vida do Jorge Leonardo e da família. Hoje, o principal desafio para o atleta é conseguir fazer o manual (andar numa roda), e ele tem se esforçado bastante para realizar esta manobra, já está levantando um pouco a bike, e sem demora estará manobrando facilmente. Outro desafio é aprender a saltar em rampas, o que ele já está treinando e está se saindo muito bem, afirmaram os pais.
Conforme Bruna, o incentivo de todos os pais para os filhos é muito importante para que as crianças se mantenham no esporte. E quem tiver interesse em colocar os pequenos na prática, na Pista de Bicicross do Parque da Oktoberfest, tem as aulas que ocorrem sempre nas quartas-feiras, às 19 horas e aos sábados pela manhã, às 9 horas. O Campeonato Gaúcho de Bicicross ainda conta com uma categoria especial para os alunos de escolinha.

O grande incentivador é o pai Félix que também andava de bike quando criança