Início Bastidores dos Festivais Jairo Lambari Fernandes "CENA DE CAMPO"

Jairo Lambari Fernandes "CENA DE CAMPO"

Jairo Lambari Fernandes recentemente fez o lançamento de sua 3ª obra, o CD Cena de Campo, com as participações especiais de Sérgio Reis e Padre Fábio de Melo
 

 “Quando pego a caneta e o violão para compor eu respeito muito quem consome minha música.” (Jairo Lambari Fernandes)
 

Compositor, poeta e cantor. Natural de Cacequi-RS, iniciou sua trajetória musical no ano de 1994, com participações em festivais de música nativista. Além do “Cena de Campo”, lançamento em dezembro de 2011, Lambari possui outros dois CDs gravados, o “De Flor e Luna” e o “Buena Vida”.

Sérgio Reis faz participação especial no “Cena de Campo” com a música Por Bem Dizer-te. Paulinho Bratt desenvolveu um arranjo especial para esta gravação, uma melodia com “cara de Brasil”. Segundo Lambari, Sérgio Reis tem grande admiração por nossa música e por nossa cultura, conheceu o seu trabalho através de um amigo. Veio a Porto Alegre especialmente para a gravação e sem custo algum. Gravou na madrugada e em seguida partiu para Minas Gerais onde teria show à noite.

O Padre Fábio Melo é outro destaque nesta obra, foi ele quem fez o texto de apresentação do disco, aprecia as obras do cantor e, de acordo com Lambari, o padre vai gravar em seu próximo CD, gravado pela Sony, as composições “Beirando o Rio” e “Solidão”. O Padre cita Jairo Lambari Fernandes em duas páginas e meia de seu segundo livro.
 
O poema, Cena de Campo, o qual concedeu o nome à obra, é uma das quinze composições do disco. Retrata um gaúcho que sai a cavalo para visitar a namorada e no meio do caminho o tempo se arma para chuva e o poncho salta sobre os ombros, assim como um rancho, e da aba do sombreiro vê apenas os pingos d’água caindo em frente ao seu rosto. Esse chamamé vem na mesma linha da composição No Rastro da Gadaria, regravada nesse disco com um arranjo mais elaborado.

A música “Pra minha amada”, apresentada na 31ª Coxilha, é uma das composições que estão no disco. A música conta a história de um gaúcho que leva de presente para namorada uma égua, irmã do cavalo que ele vem encilhando. E claro, não poderia faltar o seguimento da história de “Mariano”, a música “Romance para um novo Mariano” dá sequência às histórias escritas por Gujo Teixeira nos discos anteriores.

Além de Jairo Lambari, fazem parte deste disco os músicos Fabiano Torres na acordeona, Miguel Tejera no baixo, Márcio Rosado nos violões e Paulinho Bratt nos arranjos e pianos.

O fotógrafo Eduardo Rocha, foi o responsável pela captação das imagens, que foram feitas no Rincão dos Moraes em Livramento. Lambari salienta que a proposta deste disco é de ser Arte, tanto das composições quanto da apresentação do CD, diz que “a nossa música merece ter algo diferente, que quem for lá comprar esse CD merece uma arte bonita e uma música de qualidade, mesmo sendo simples tem que ter qualidade”.

Confira o site de Jairo Lambari Fernandes: http://www.jairolambarifernandes.com.br