Jéssica Ferreira
[email protected]
A Associação de Apoio a Pessoas com Câncer de Santa Cruz do Sul (Aapecan) estará recebendo no decorrer desta quinta-feira, 16, coletas de sangue para teste de compatibilidade para a campanha “Você já pensou em ser um Super-Herói?” A iniciativa tem o foco de convocar pessoas para serem doadores voluntários de Medula Óssea.
A busca por doadores tem o objetivo de encontrar um doador compatível para Franciele Vieira Pinto (história divulgada na edição anterior do Riovale no dia 13 de abril de 2015) de nove anos de idade, portadora de Leucemia Linfoide Aguda há cinco anos. Para Lusardo Ramos Júnior, assessor de comunicação da entidade, o lema da campanha teve origem no questionamento: o que realmente é ser um super-herói?. “A importância da coleta é achar um doador que possa salvar a vida da Franciele, pois através de uma simples amostra de sangue ela pode achar o super-herói que vai salvar sua vida, pois o que fazem os super-heróis se não salvar vidas?” conta.
Para ser um doador voluntário, é preciso apresentar-se na entidade, preencher um cadastro e colher uma amostra de sangue (de 5 a 10ml) para um teste de compatibilidade (HLA). O resultado obtido por meio de exame de laboratório bastante comum é colocado no banco de dados. Sempre que houver um paciente necessitando de um transplante e não tenha doador na família, os médicos podem consultar esse banco. Uma vez localizada uma pessoa compatível, ela será convocada para realizar novos exames de sangue e para uma avaliação clínica a fim de saber se pode de fato doar a medula. Qualquer pessoa entre 18 e 54 anos com bom estado geral de saúde e que não tenha quaisquer doenças infecciosas transmissíveis no sangue, pode doar medula. A medula é retirada do interior do osso da bacia, por meio de punções e se recompõe em apenas 15 dias.
Para maiores informações, entre em contato com a Aapecan pelo fone (51) 3056-9500.